Nova Iorque se rende à Cultura Pernambucana
Nova Iorque se rende à Cultura Pernambucana
A cultura pernambucana invadiu as ruas de Nova Iorque nos dias que antecedem o feriado nacional do Dia do Trabalho, o Labor Day, comemorado nesta segunda-feira. Durante a Semana de Pernambuco em New York, uma série de ações promovidas pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), os nova-iorquinos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco dos ritmos pernambucanos, como o frevo, o forró e o maracatu, além do artesanato e da culinária, com o tradicional bolo de rolo.
As apresentações musicais ficaram sob a responsabilidade do cantor André Rio, que realizou show em Seaport, área de lazer às margens do Rio Hudson e no workshop direcionado a agentes e operadores de viagem da cidade. Além dos shows, a programação da comitiva pernambucana inclui um arrastão carnavalesco pelas ruas da Big Apple, saindo da Columbus Circle, monumento em homenagem a Cristóvão Colombo, e passando por pontos tradicionais da cidade como a Times Square. Não faltaram as tradicionais sobrinhas de frevo, símbolo do carnaval pernambucano, distribuídas como brinde.
O apresentador e mestre de cerimônias do Brazilian Day, Serginho Groisman, homenageado pela Embaixada dos Bonecos Gigantes com um boneco com seu nome, apareceu para conferir o verdadeiro carnaval fora de época promovido por Pernambuco na Terra do Tio Sam.
Na Lavagem da Rua 46, evento que antecede o Brazilian Day, novo show de André Rio, com direito a performance dos bonecos de Michael Jackson, Luiz Gonzaga, Pelé, Serginho Groisman e do tradicional caboclo de lança. Novamente o frevo, o maracatu, o forró e o manguebeat ecoaram em Nova York.
No domingo, dia 1º de setembro, um cortejo que partiu da Rua 48 com 8ª Avenida e seguiu até a área interditada para o Brazilian Day, na 6ª Avenida, já conhecida como Little Brazil, lembrava aos brasileiros presentes os tradicionais blocos que desfilam no carnaval de Olinda e do Recife.
A bailarina Josi Caxiado, do Balé Cultural de Pernambuco, ficou encarregada de mostrar ao público como se dançam os ritmos pernambucanos, colocando todos para dançar em Seaport, na Lavagem da Rua 46 e no próprio Brazilian Day, no Little Brazil. Foi impossível para americanos e turistas do todo o mundo resistir aos encantos dos bonecos gigantes de Olinda e à orquestra de frevo.