HOPE na era da cirurgia de catarata a laser
Um procedimento cirúrgico avançado, um salto tecnológico. Chega ao Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), a nova era da cirurgia de catarata a laser com o equipamento femtossegundo LenSx, que permite que todas as incisões na córnea e a fragmentação do cristalino natural sejam realizadas totalmente a laser. Na manhã desta segunda-feira (09), os diretores do HOPE, Marcelo Ventura e Ronald Cavalcanti, apresentaram o novo centro cirúrgico de catarata a laser à imprensa.
O aparelho LenSX, que já vinha sendo utilizado na cirurgia refrativa e nos transplantes de córnea, passa agora a beneficiar também os pacientes de catarata. Isso significa que as etapas da cirurgia que antes eram realizadas manualmente pelo cirurgião —com uso de bisturi ou através de aparelhos de ultrassom —, passarão a ser feitas com a precisão desta tecnologia. O principal diferencial do uso desta técnica é a excelência no processo cirúrgico com notável grau de precisão; maior personalização (procedimento sob medida para as especificações e necessidades de cada paciente); mais segurança, com a minimização de possíveis complicações intra e pós-operatórias e maior previsibilidade no posicionamento da lente intraocular, além de maior controle visual pelo médico, com sistema guiado por imagem e visualização 3D. Combinando um microscópio de vídeo com um tomógrafo de coerência óptica (OCT), a tela cirúrgica fornece, em tempo real, a visualização tridimensional de todo o segmento anterior do olho durante o procedimento.
A cirurgia de catarata permite, simultaneamente, o resgate da nitidez e a correção de erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e vista cansada), possibilitando uma boa visão de longe e de perto, sem a dependência dos óculos. Isso porque o cristalino natural opaco é substituído por uma lente intraocular artificial de alta tecnologia. O laser de femtossegundo LenSx foi desenvolvido especificamente para a cirurgia de catarata e já utilizado em mais de 50.000 procedimentos realizados no mundo , sendo o primeiro a ser aprovado pelo FDA para esta finalidade.
É o investimento do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE) em tecnologia visando o bem-estar dos seus pacientes. Para que, cada vez menos, problemas como a catarata impeçam uma visão de alta qualidade, tempo útil de trabalho e estilo de vida ativo.