Férias da criançada terminando: Especialista explica como lidar com ansiedade dos baixinhos no primeiro dia de aula - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Férias da criançada terminando: Especialista explica como lidar com ansiedade dos baixinhos no primeiro dia de aula

 

 

Foto Divulgação: Escola Baby Home

A ansiedade dos pais em relação ao primeiro dia de aula dos filhos é normal, mas é necessário que esta preocupação não reflita nos pequenos

É natural que nos primeiros dias de aulas, nas turmas da educação infantil, sobretudo na faixa de idade entre 1 a 3 anos, os alunos fiquem perguntando pelos pais, pedindo para ir pra casa.

De acordo com a diretora da Escola Baby Home, Hélida D’Ávila, a ansiedade dos pais em relação ao primeiro dia de aula dos filhos é normal, mas é necessário que esta preocupação não reflita nos pequenos. “Ao deixá-los na escola, os pais não devem revelar que estão abalados emocionalmente. Precisam se mostrar tranquilos, explicando que a separação é temporária e que, em breve, se encontrarão novamente” afirma.

Os novos estudantes se deparam com um mundo novo em que precisam dividir carteiras, brinquedos e a atenção da sua professora. Para Hélida, é importante que os pais relatarem o que vai acontecer na escola, sem criar fantasias. “A rotina e as atividades devem ser descritas de forma real, assim a situação será algo previsível para a criança. Além disso, é importante que os pais e filhos visitem as escolas antes do ano letivo começar para que a criança conheça o espaço e a equipe que irá cuidar dela” explica.

Superado os primeiros dias, este processo aos poucos se torna menos tenso, os pais sentem-se mais tranquilos e as crianças mais seguras. “O que era insegurança, receio, dá lugar as primeiras histórias contadas por eles aos seus pais sobre o seu dia de aula.  À sua maneira eles começam a se inserir na rotina da escola e passam a gostar da sua sala, de seus colegas, da sua escola, das músicas que aprenderá, outras que já sabe, falará da sua atividade desenvolvida, do lanche, da recreação e assim se consolida o processo de adaptação” diz a diretora.

O tempo de adaptação varia de aluno para aluno, existem crianças que já se adaptam naturalmente desde o primeiro dia de aula, enquanto outros levarão um mês em média para sua completa adaptação e por vezes, alguns podem até a vir superar este tempo. “O mais importante é que devemos lembrar que cada criança tem sua individualidade, o seu tempo, e o seu próprio ritmo; saber respeitar estes limites é condição fundamental para um início de vida escolar prazerosa e tranquila para alunos e pais” finaliza Hélida.