Museu do Trem promove rodas de conversa sobre literatura e mobilidade - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu do Trem promove rodas de conversa sobre literatura e mobilidade

Programação contará com rodas de diálogo para público adulto e infanto-juvenil

Imagem: Jan Ribeiro/Secult-PE

A Estação Central Capiba/Museu do Trem traz, nesta semana, uma programação especial envolvendo diálogos sobre literatura e mobilidade. As atividades começam nesta terça-feira (23), das 9h às 11h, com uma conversa direcionada para o público infanto-juvenil com a escritora e coordenadora de Literatura da Seculd/Fundarpe, Mariane Bigio, em comemoração ao Dia do Livro.

Além do espaço para diálogos, o evento também promove uma visita mediada à exposição “Chegadas e Partidas: a história do trem em Pernambuco”, que terá intervenções da autora com versos de Ascenso Ferreira.  Na ocasião, também será apresentado o livro “Ascencinho”, de sua autoria com ilustrações de Luciano Félix. O poeta homenageado ficou famoso por versos como os de “Trem de Alagoas”.

“A gente criou esse personagem, Ascencinho, que é como se fosse o espírito infantil que habita boa parte dos textos do poeta. É sobre a criança que morava dentro dele e possibilitou que sua poesia fosse tão lúdica e brincante”, explica Mariane, que ainda apresentará o game “Corre, Ascencinho”, desenvolvido por estudantes da Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com o Sesc.

Além dessas atividades, o evento também promove a mesa redonda com o tema “Acessibilidade e mobilidade no espaço urbano: entre limites e possibilidades”, nesta quinta-feira (23), das 14h às 16h. A conversa terá a presença do arquiteto e urbanista Francisco Cunha e o engenheiro Leonardo Vilar Beltrão, além da cicloativista Renata Gamelo.

SERVIÇO

Dia do Livro no Museu do Trem

Quando: Nesta terça-feira (23), das 9h às 11h

Mesa redonda “Acessibilidade e mobilidade no espaço urbano: entre limites e possibilidades”

Quando: Nesta quinta-feira (25), das 14h às 16h

Onde: Estação Central Capiba/ Museu do Trem (Rua Floriano Peixoto, s/n, São José – Recife)

Entrada gratuita