Abertura da IV Mostra DeAaZ Decor reúne arquitetos e fãs de arte - Blog Ana Cláudia Thorpe
Eventos,  Notícias

Abertura da IV Mostra DeAaZ Decor reúne arquitetos e fãs de arte

Evento será sediado diariamente no Shopping Paço Alfândega até o dia 27 de maio, com entrada gratuita

Imagem: Morgana Santiago

Teve início na última quarta-feira (8) a IV Mostra DeAaZ Decor, no shopping Paço Alfândega, no Bairro do Recife, região central da cidade. Este ano, o evento homenageia o centenário da Escola de Bauhaus. Estudantes, arquitetos e fãs de arte circularam pelos 20 ambientes projetados pelo espaço, resultado do trabalho de 32 arquitetos, que foram eleitos por meio de curadoria, realizada pela jornalista Ana Cláudia Thorpe.

A abertura foi agitada pelo show da Uptown Blues Band, que tocou sucessos como Sweet Dreams (Annie Lennox / David Allan Stewart), Come Together (The Beatles) e também clássicos nacionais como Menor Abandonado (Cazuza). O buffet foi assinado pela Yosk Lazzarini Buffet, cortesia dos patrocinadores Casa&Poesia e Gedeão Imóveis.

Marco Antônio Borsoi e Neide Cirne, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PE) com Ana Cláudia Thorpe ao centro. Imagem: Morgana Santiago

Prestigiaram o evento os conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), Neide Cirne e Marco Antônio Borsoi, além do superintendente do mall, Hélio Azevedo, o empreendedor social Fábio Silva e Selma Travassos, da Casa&Poesia. Promovida pela Thorpe Marketing e Comunicação, a Mostra também contou com a direção criativa do jornalista Marconi Thorpe.

Ana Cláudia Thorpe ao centro, acompanhada dos arquitetos Romero Duarte e Maria do Loreto. Imagem: Morgana Santiago

AMBIENTES

O lounge de entrada é assinado pelo arquiteto Brunno Marcell, que apresenta um trabalho na mostra pela segunda vez. Com um estilo jovem e contemporâneo, o espaço apresenta nuances regionais caracterizadas nas obras de artistas locais como Brennand e Thina Cunha. “A inspiração para a obra foram as emoções que caracterizam o íntimo do ser humano”, conta o arquiteto, cujo trabalho é uma homenagem à sua mãe. “A paleta de cores foi pensada para criar um ambiente mais jovem, para quem pensa além do comum. Trouxemos uma parede ombré, que representa as emoções e sentimentos humanos, do bem ao mal”, explica.

O arquiteto Cláudio Campello aproveitou o espaço de 12m² para homenagear o também arquiteto Delfim Amorim, responsável pela obra do edifício Acaiaca. “Ele ficou famoso na cidade por introduzir o azulejo nos edifícios, um material que é próprio para construir numa região úmida como o Recife”, explica. O ambiente modernista foi projetado para oferecer flexibilidade e comodidade ao cliente. Projetado de uma forma que pode ser utilizado para escritórios ou para uma sala de estar, o espaço aproveita o conceito de urban jungle, com plantas distribuídas pelo espaço, luminárias exclusivas e os móveis combinando com os quadros que mostram fotografias da obra de Delfim.

Na cozinha assinada pelas arquitetas Jacqueline e Jaidete Ferreira, o ambiente traz uma combinação de tons em preto e cinza contrastando com o marrom da mesa, feita de tronco de jaqueira e o prateado das panelas da Royal Prestige. Esta é a segunda vez que as irmãs apresentam um trabalho na mostra. “Esta é uma cozinha altamente funcional, com um conceito harmonizado onde cada item tem sua personalidade”, diz Jacqueline. A decoração conta com um papel de parede personalizado, imitando a textura do dekton nos móveis e prestando uma homenagem ao símbolo do Marco Zero.

A varanda do casal é o resultado de uma parceria das arquitetas Ilka Rosa e Conceição Lêdo. Com um ar intimista, a obra define dois ambientes separados – um de estar e um de chá – com um jardim de iucas junto a uma parede espelhada para valorizar a área, decorada com esculturas de Thina Cunha, compondo uma combinação de preto, cinza e dourado na mobília e nos objetos. “Buscamos elaborar um ambiente sofisticado e aconchegante, que são dois princípios que nem sempre são possíveis de alinhar”, diz Ilka.

O superintendente do Shopping Paço Alfândega, Hélio Azevedo, já é um grande fã da mostra, que é sempre sediada no local. “O Paço é uma jóia da arquitetura”, diz. “Tive a felicidade de participar de todas as mostras. Fiquei encantado com os ambientes. Quando o arquiteto consegue casar esse novo conceito com um prédio que tem tanta história, o resultado é sempre muito rico”, comenta.

Uma das visitantes foi a encadernadora Kátia Fugita, que conheceu a mostra pela primeira vez este ano. Paulistana, ela destaca que o que mais lhe chamou a atenção nas obras foi a valorização das artes plásticas e do artesanato local. “Pernambuco tem um lastro cultural muito rico e nem sempre isso é valorizado”, comenta. “Com a decoração, não fica um ambiente frio. Isso atrai o público e é algo importante de se cultivar”.

A mídiateca é de autoria de Jaime Portugal, que encarou o desafio de aproveitar ao máximo o espaço do corredor. “Circulação via de regra é o ambiente menos favorecido de uma casa, em especial a mídiateca, que é pouco usada hoje em dia”, avalia. “A nossa ideia foi a de usar um ambiente com preços acessíveis e proporcionar um espaço de leitura onde as pessoas possam circular”. Além dos livros, a área também conta com uma TV posicionada na vertical, com a tela adaptada para a leitura de ebooks.

A arquiteta Luciana Cavalcanti assina a sala das artes, misturando obras de diversos artistas para compor um ambiente eclético, que mescla vários estilos. “Eu sou apaixonada por arte e acho que a arquitetura local valoriza pouco os nossos artistas”, diz. Obras de Antônio Mendes, Gabriel Petribú, Carlos Pragana e Demétrio Albuquerque se integram com um tapete persa, móveis contemporâneos e uma cadeira colorida ilustrada ao vivo pelo artista visual Raoni Assis. “Muitos arquitetos usam sempre o mesmo artista nas obras. A minha ideia é mostrar como diversas artes podem se harmonizar entre si”, explica.

O arquiteto André Carício apresenta uma proposta minimalista, com cores claras e predominância do branco para criar um ar de elegância e atemporalidade. A parceria entre Maria do Loreto e Rodrigo Duarte resultou no Escritório Criativo, que questiona o atual formato dos espaços e propõe soluções que trazem o indivíduo como foco dos projetos, mostrando a tendência atual de que os escritórios combinem um espaço de trabalho flexível, permeável e dinâmico.

A mostra ocorre até o dia 27 de maio, seguindo o horário de funcionamento do Shopping Paço Alfândega, das 10h às 20h, com entrada gratuita e aberta ao público.

 

Confira a lista completa dos arquitetos participantes:

 

Cláudio Campello – Studio do Arquiteto Delfim Amorim

Jaime Portugal – Mídiateca

Taciana Carulla – Estar Íntimo

Leandra Fernandez e Jaildo Lima – Lavabo Design

Conceição Ledo e Ilka Rosas – Varanda do Casal

Sandra Brandão – Quarto da Filha

Guilherme Eustachio e Daniela Lins – Ateliê da Artista Thina Cunha

Romero Duarte e equipe – Home Office para Fábio Silva

Raul Lins – Garagem Design com Jardim de Entrada

Luciana Cavalcanti – Sala das Artes

Fábio Benevides e Carlos Queiroz – Hall de Entrada

Cynthia Costa – Quarto do Bebê

Maria do Loreto, Rodrigo Duarte e equipe – Escritório criativo

Sheyla e Eric Perman – Lounge do Café São Braz

André Carício – Living Contemporâneo

Jacqueline e Jaidete Ferreira – Cozinha Gourmet

Elza Mendonça e Lorena Pontual – Sala de Jantar

Paulo Veloso – Quarto do Jovem Surfista

Lúcia Helena Andrade Lima – Suíte Máster

Brunno Marcell – LoungeDeAaZ