Apenas 36% dos brasileiros confiam nas marcas que consomem, segundo pesquisa
A pesquisa In Brands WeTrust 2019 revela que 91% dos consumidores brasileiros consideram “essencial” ou “fatos decisivo” confiança na marca. O percentual é bem acima da média mundial, que chega a 81%. Perdendo apenas para qualidade (92%) e custo-benefício (92%) do produto no ranking das principais considerações feitas pelo consumidor.
Além disso, 63% dos brasileiros acreditam que toda marca tem que se envolver com alguma questão social, mas apenas 23% afirmam ter experiência pessoal de que elas levam em conta os interesses da sociedade. E para seis em cada dez brasileiros, as marcas usam questões sociais como manobra de marketing para vender mais.Só 36% dos entrevistados confiam na maioria das marcas que consome.
Ainda de acordo com o relatório, o consumidor brasileiro que confia em uma marca há muito tempo tem mais chance de comprar novos produtos (58%) do que o que não confia completamente nela (23%). Além de se tornar mais fiel à ela (63% contra 25%), de defendê-la (60% versus 23%) e de apoiá-la (51% contra 20%).
O relatório investigou a confiança dos consumidores nas marcas em oito países (Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Reino Unido e EUA), a partir de entrevistas on-line com 16 mil pessoas (2 mil por país) e de pesquisa via celular com 8 mil pessoas (1 mil por país), entre os meses de abril e maio de 2019.