Uma Breve História das grandes marcas: Burberry
Thomas Burberry iniciou seu império aos 21 anos de idade, e seu princípio básico era de que as roupas deveriam ser criadas com a finalidade de proteger as pessoas contra o frio e clima instável da Inglaterra.
Foto: Horseferry House, na Horseferry Road SW1. Sede global Burberry, em Londres
O icônico gabardine é um tecido resistente à água porém ainda garante uma respiração da pele, revolucionando assim a confecção dos casacos para a chuva, que até então eram desconfortáveis por serem muito pesados. O tecido foi patenteado oficialmente em 1888, apesar de ter sido criado por Thomas em 1879.
A primeira pessoa a levar o tecido para fora da Inglaterra foi o zoólogo Fridtjof Nansen, quando em 1893 embarcou rumo ao ártico com o tecido em sua mala. Considerado o precursor do que viria a se tornar o aclamado Trench Coat, o casaco Tielocken foi patenteado como criação de Thomas Burberry em 1912 e possuía como fecho apenas um cinto com fivela e um botão no colarinho. A marca já estava estabelecida em Londres desde 1891, e em 1913 mudou-se para uma localização maior em Haymarket – rua que apresenta variedade de restaurantes finos, teatros e cinemas.
Em 1914, o Trench Coat da Burberry foi criado, em plena Primeira Guerra Mundial. O design inicial incluía dragonas para carregar armas e equipamentos militares, além de sua principal função ser a de proteger os soldados contra a chuva e o frio a que eram expostos. A peça foi ganhando cada vez mais notoriedade e aparecendo no figurino de celebridades, o que contribui para uma popularização de seu uso no cotidiano por pessoas que não eram apenas os soldados da guerra. Consolidando sua presença no Reino Unido, a marca adquiriu uma fábrica em Castleford, mantendo o legado até o presente.
Fonte: Burberry Oficial
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