Museu em prédio histórico francês terá inauguração em janeiro - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu em prédio histórico francês terá inauguração em janeiro

Depois de mais de três anos em construção, o novo museu de Paris Bourse de Commerce – Pinault Collection, terá suas portas abertas para o público no dia 23 de janeiro de 2021. O prédio é considerado um monumento histórico e funcionava antes como a Bolsa de Valores de Paris no século XIX. Hoje, o edifício abrigará a coleção com mais de dez mil obras, feitas por 380 artistas diferentes, do bilionário francês François Pinault. Tudo isso só foi possível graças à restauração e ao projeto arquitetônico do arquiteto japonês Tadao Ando em parceria com o escritório NeM agency e com a agência do arquiteto francês Pierre-Antoine Gatier.

Visando respeitar o lado histórico do prédio, a equipe só fez modificações na parte interna da construção adicionando um estrutura central de concreto em forma de cilindro. Os visitantes terão acesso pelo piso térreo e os espaços de exposição serão dispostos nos dois pisos superiores, que serão acessados por escadarias circulares que acompanham a estrutura central. O último piso terá um restaurante com vistas para a cidade e os afrescos históricos que ficam perto do domo.

No interior do cilindro ficará o espaço central de exposição das obras. Abaixo dele, no subsolo, terá um auditório com capacidade para 284 pessoas onde acontecerão palestras, encontros e concertos.