Trem Republicano: nova atração turística de São Paulo inspirada na Convenção de Itu - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Trem Republicano: nova atração turística de São Paulo inspirada na Convenção de Itu

A Serra Verde Express, atual concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá-Curitiba, fez a inauguração do Trem Republicano em São Paulo – atração que ligará os municípios paulistas de Itu e Salto. Iniciado há 15 anos, o projeto começou a operar regularmente no dia 20 de dezembro com uma rota de 7,6 quilômetros.

A rota faz alusão à Convenção de Itu (primeira convenção republicana do Brasil, datada de 1873) com uma locomotiva com capacidade para 140 passageiros, mas que irá operar com apenas 50% da capacidade devido ao protocolo de segurança da pandemia. Em adição, os vagões recebem um processo de desinfecção diário por nevoas, que garante 72 horas de proteção completa, de acordo com a administradora.

A arquiteta Lucille Amaral foi quem assinou a concepção dos vagões. O carro Anselmo Duarte é vagão butique em homenagem ao ator e diretor de mesmo nome nascido em Salto. O vagão mais sofisticado é pet friendly e conta com adaptações para que os animais de estimação possam aproveitar a viagem.

Outro carro da composição é o Olímpia Fonseca de Almeida Prado, esposa de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado – donos do sobrado onde a Convenção de Itu foi realizada. O vagão contém acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais. Já o carro Prudente de Moraes é o vagão convencional, mais econômico, em homenagem ao primeiro presidente eleito pelo voto direto após a Proclamação da República.

O Trem Republicano fará a circulação de segunda a sexta-feira com duas idas e duas voltas (Itu-Salto/Salto-Itu). Nas sexta-feiras e aos sábados, uma viagem noturna privilegiará um jantar personalizado similar ao Expresso Classique.

O passeio oferece serviços de bordo e guias treinados para contara histórias e curiosidades sobre a locomotiva, das cidades de Itu e Salto, da região, da Convenção Republicana e da Proclamação da República. Todos os protocolos de higiene e segurança serão obedecidos durante toda a viagem.