Dicas para melhorar o metabolismo após a ceia de Natal - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Dicas para melhorar o metabolismo após a ceia de Natal

É normal após as comemorações de fim de ano, nosso intestino ficar mais sensível e vulnerável a mal estar. Por isso, reunimos algumas dicas para ajudar a recuperá-lo após as comilanças dessa época. 

 

1 – Adicione mais alimentos verdes na sua alimentação

 

Os alimentos verdes são essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois são ricos em cálcio, magnésio, zinco, potássio, ferro, vitaminas A, C, E e K, entre outros nutrientes que trazem diversos benefícios para a saúde. Além disso, as folhas verdes escuras também são as melhores fontes de cálcio para o organismo, e algumas delas como a couve por exemplo, ajudam no processo de detoxificação.

 

2 – Pratique exercícios 

 

Quando aliados a uma boa alimentação, rica em fibras, e ingestão de bastante água, os exercícios físicos são ainda mais eficazes para melhorar o intestino.Os exercícios físicos proporcionam movimentos no intestino grosso e mudanças hormonais, que provocam efeitos mecânicos no intestino, o que facilita o peristaltismo, que é o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar.

 

3 – Invista nas vitaminas

 

Eles associam um monte de vitaminas e minerais no mesmo produto. Vitaminas como Ômega 3, Colágeno, Vitamina D, que às vezes nosso corpo não é capaz de absorver dos alimentos, são extremamente importantes para a boa saúde.

 

4 – Considere os antioxidantes 

 

A importância dos antioxidantes está justamente no fato de que estes são capazes de regular a quantidade dos radicais livres no organismo. Uma dieta rica no consumo de antioxidantes colabora para a redução da situação de estresse oxidativo. Os alimentos que mais podemos encontrá-lo são as frutas como uva, morango, maçã, romã, mirtilo (blueberry), framboesa e em outras frutas de coloração avermelhada e em vegetais como brócolis, espinafre, salsa e couve; nas nozes, soja e linhaça.

 

5 – Beba mais água

 

Após as festas, é comum que o corpo retenha líquido das refeições realizadas, e é através da boa ingestão de água que esse problema é resolvido. O consumo regular de água durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor e previne problemas de saúde.