Coluna Fique em Dia com a Medicina com Filipe Prohaska - A volta às aulas e o novo normal - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Coluna Fique em Dia com a Medicina com Filipe Prohaska – A volta às aulas e o novo normal

Em 18 de março de 2020 ocorreu o fechamento das atividades escolares no modelo presencial em nosso estado. Um verdadeiro imbróglio iniciou, sem datas previstas de retorno e com muitas dúvidas sobre o melhor momento do seu retorno.

Apesar da vacina ser a resposta óbvia, já sabíamos que as crianças só estariam devidamente vacinadas provavelmente no início de 2022. Não podíamos ir na contramão mundial, aprofundando nossas escaras institucionais e simplesmente expondo que educação nunca foi prioridade no nosso país.

As escolas passaram por grandes transformações. O processo de transparência entre pais e escolas foi aprimorado. O ensino remoto e híbrido evoluiu mais de dez anos em dois meses sem apoio governamental. Algum bar já te ligou nessa pandemia para falar sobre alguém sintomático que estava próximo a sua mesa e pediu para obedecer quarentena?

Completamos 3 meses sem surtos em escolas. Distanciamento social, uso de máscaras e lavagem das mãos associado à sanitização do ambiente se mostraram efetivos e ensinou essa nova geração a não se esconder dos problemas. Cheque o plano de enfrentamento contra o coronavírus na escola dos seus filhos. Na gripe espanhola as escolas salvaram o mundo do medo.

Nossos filhos serão melhores pais do que nós fomos. Simplesmente porque apreenderam a enfrentar, e não se esconder, das batalhas diárias.

 

Filipe Prohaska é Diretor Médico da Infecto Associados do Recife, professor da Faculdade de Medicina de Olinda, Infectologista chefe da triagem do HUOC/UPE, palestrante e empresário

Instagram @infectoassociados

LinkedIn Filipe Prohaska

Consultorio – Oncoclinicas 32050505