Software do Google permite viagem no tempo em todo o planeta através de mapas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Software do Google permite viagem no tempo em todo o planeta através de mapas

Como uma ferramenta que possibilita a realização de um tour pelos últimos 35 anos do planeta Terra, caracteriza-se a nova função do Google Earth, software onde cuja função é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de um mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas e GIS 3D.

Google Earth

Realizando uma viagem no tempo, os usuários, através do recurso Timelapse, poderão apreciar as diversas imagens oferecidas pelo programa em questão de segundos, mostrando pequenas alterações em nosso planeta que são imperceptíveis no dia a dia.

O Google Earth permite que você veja a devastadora ação humana na Terra nos  últimos 30 anos - Gizmodo Brasil

Em São Paulo, por exemplo, é possível acessar o mapa de toda a sua região metropolitana durante o ano de 1984, com vários intervalos anuais que vão caminhando até o registro mais recente, também disponível para grandes cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Google Earth Pro está disponível de graça; veja o que você pode fazer com  ele - Gizmodo Brasil

Já para os que querem apreciar a linha do tempo de outros países, o aplicativo oferece um mapa de 1938 de São Francisco, cidade no norte da Califórnia, onde permeia pelos anos 1946, depois 1985, 1993, e a partir dos anos 2000 continua seguindo.

Google Earth com mapa antigo de São Francisco (Imagem: reprodução/Google Earth)

Ainda nos Estados Unidos, a cidade de Las Vegas, a mais populosa e mais povoada do estado de Nevada, é uma ótima escolha para analisar as mudanças que ocorreram com o passar dos anos, pois, o seu primeiro mapa apresentado é do ano de 1950, onde não existia nenhum prédio, rua ou casa, e nos anos seguintes, também disponibilizados pelo aplicativo, o usuário pode acompanhar seu crescimento urbano. O recurso está disponível para computadores, através da pesquisa Google Earth Timelapse, e também para celulares, mas apenas para Android. 

Earth View from Google Earth

Google Earth Review for Teachers | Common Sense Education