Cientistas descobrem lente de contato para realidade aumentada - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Cientistas descobrem lente de contato para realidade aumentada

Com o intuito de facilitar ainda mais o acesso a conteúdos digitais de forma imediata, cientistas do Instituto de Tecnologia de Melbourne, localizado na Austrália, descobriram como integrar dispositivos eletrônicos a materiais transparentes.

A iniciativa consiste em uma lente de contato capaz de mostrar dados como o mapa de uma cidade, o visor de um capacete indicando qual a melhor rota para fugir do trânsito, entre outros. A nova técnica utiliza como base os óxidos semicondutores translúcidos, permitindo assim construir equipamentos eletrônicos totalmente transparentes.

Os testes mostram que é possível tornar essa funcionalidade mais comum e de fácil acesso para todos, por isso os pesquisadores esperam que os avanços obtidos no estudo possam influenciar a criação de dispositivos que até hoje só apareciam em filmes de ficção científica.

Essa tecnologia é muito usada nos filmes da Marvel pelo personagem Tony Stark, conhecido como Homem de Ferro, que usa armaduras de alta tecnologia no combate ao crime. Para quem se interessou, a estimativa é que na próxima geração de dispositivos eletrônicos já tenha um ou outro aparelho difícil de enxergar a olho nu.