Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal - O que é vigorexia? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal – O que é vigorexia?

O significado que está bem em moda em dias atuais, já que muitas pessoas nunca estão satisfeitas com seu corpo e sempre acham que precisam melhorar. A vigorexia é um transtorno obsessivo-compulsivo oposto ao da anorexia. Enquanto nesse, a pessoa tem obsessão por estar com um corpo gordo, mesmo estando muito magra, fazendo de tudo para perder peso, na vigorexia acha-se justamente o oposto, ou seja, que se está muito magro, fino, indefinido, precisando ganhar massa muscular, mesmo que essa pessoa já seja extremamente forte.

Na vigorexia, o homem ou a mulher passa horas na academia tentando ganhar massa muscular para obter o corpo desejado: o fortão. A pessoa olha para o espelho e sempre enxerga um ser fino e raquítico, que na realidade não se configura com a realidade. Por isso, busca não perder nenhum dos sete dias da semana e sempre comparece à academia.

O ser humano nasce com uma herança genética, um biotipo. Seu corpo terá um molde a partir do nascimento, que poderá mudar no decorrer da vida, por vários fatores, mas não tem como se transformar totalmente. Ao chegarem num platô de corpo, que por sinal já está muito bom, os vigoréxicos não se conformam, e então entram em conflito consigo mesmos, não conseguindo ouvir o que seus amigos e familiares falam, inclusive.

Esse transtorno pode gerar muitos problemas, como dores persistentes nos músculos, articulações danificadas, danos renais, hepáticos, cardíacos e até a morte, em alguns casos. Infelizmente é difícil fazer uma pessoa conscientizar-se do problema, mas feito isso, o tratamento psicoterápico e psicológico normalmente se mostra muito eficaz.

Portanto, saúde não significa ter excessos em sim harmonia. Pratique exercícios em harmonia e olhe sempre para a sua família. Abraços a todos.

Cláudio Vidal é Profissional de Educação Física, com função de Avaliador Físico e Personal Trainer.

Instagram @claudiovidal.personal

Email claudio1personal@gmail.com

Contato 81 992925166