Com mais de 150 obras, Museu Oscar Niemeyer reabre com exposição inédita sobre Luiz Henrique Schwanke
Apresentando ao público uma retrospectiva do trabalho do artista plástico Luiz Henrique Schwanke, o Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado em Curitiba, considerado o maior museu de arte da América Latina, reabrirá ao público após um período fechado com uma exposição inédita.
Foto: Divulgação
Com um espaço de cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições, a decisão do museu de receber o público novamente leva em consideração o decreto estadual e segue orientações de segurança determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde.
Foto: Divulgação
Nomeada de “Schwanke, uma Poética Labiríntica” a exposição concebida de forma exclusiva para o estabelecimento que também é conhecido como o “Espaço do Olho”, exibe o trabalho do artista que desde o fim dos anos 70 tem presença constante em exposições e salões nacionais, destacando-se com diversas premiações.
Luiz Henrique Schwanke / Foto: Acervo Família Schwanke
Com mais de 150 obras, a mostra é uma retrospectiva de toda a produção de Schwanke desde 1976, percorrendo experiências múltiplas, onde mais de 70% das obras expostas são inéditas, pertencentes ao acervo da família e de colecionadores.
Luiz Henrique Schwanke / Foto: Instituto Schwanke / Divulgação
Entre os anos 70 e 90, o artista plástico natural de Joinville, desenvolveu uma constante reflexão sobre o lugar da arte no mundo contemporâneo, por meio de desenhos, pinturas, esculturas e instalações, articulando procedimentos característicos da pop art, do conceitualismo e do minimalismo. Num conjunto surpreendente, a mostra, que possui apoio do Instituto Luiz Henrique Schwanke, ficará disponível para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h.
Foto: Divulgação
O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em novembro de 2002, e tem projeto de autoria do prestigiado arquiteto brasileiro que leva seu nome, e já realizou, ao longo deste período de 18 anos, cerca de 350 mostras nacionais, internacionais e itinerantes, com o total de 12 salas expositivas, com uma equipe multidisciplinar que visa aproximar e aperfeiçoar a experiência dos visitantes com as artes visuais.