Com mais de 150 obras, Museu Oscar Niemeyer reabre com exposição inédita sobre Luiz Henrique Schwanke - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Com mais de 150 obras, Museu Oscar Niemeyer reabre com exposição inédita sobre Luiz Henrique Schwanke

Apresentando ao público uma retrospectiva do trabalho do artista plástico Luiz Henrique Schwanke, o Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado em Curitiba, considerado o maior museu de arte da América Latina, reabrirá ao público após um período fechado com uma exposição inédita.

Foto: Divulgação

Com um espaço de cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições, a decisão do museu de receber o público novamente leva em consideração o decreto estadual e segue orientações de segurança determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

Museu Oscar Niemeyer desafiou engenharia paranaense | Cimento Itambé

Foto: Divulgação

Nomeada de “Schwanke, uma Poética Labiríntica” a exposição concebida de forma exclusiva para o estabelecimento que também é conhecido como o “Espaço do Olho”, exibe o trabalho do artista que desde o fim dos anos 70 tem presença constante em exposições e salões nacionais, destacando-se com diversas premiações. 

Schwanke em trabalhos inéditos - ABCA

Luiz Henrique Schwanke / Foto: Acervo Família Schwanke

Com mais de 150 obras, a mostra é uma retrospectiva de toda a produção de Schwanke desde 1976, percorrendo experiências múltiplas, onde mais de 70% das obras expostas são inéditas, pertencentes ao acervo da família e de colecionadores. 

Vida e obra de Luiz Henrique Schwanke são analisadas em palestra em  Florianópolis | ND

Luiz Henrique Schwanke / Foto: Instituto Schwanke / Divulgação

Entre os anos 70 e 90, o artista plástico natural de Joinville, desenvolveu uma constante reflexão sobre o lugar da arte no mundo contemporâneo, por meio de desenhos, pinturas, esculturas e instalações, articulando procedimentos característicos da pop art, do conceitualismo e do minimalismo. Num conjunto surpreendente, a mostra, que possui apoio do Instituto Luiz Henrique Schwanke, ficará disponível para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h.

Foto: Divulgação

O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em novembro de 2002, e tem projeto de autoria do prestigiado arquiteto brasileiro que leva seu nome, e já realizou, ao longo deste período de 18 anos, cerca de 350 mostras nacionais, internacionais e itinerantes, com o total de 12 salas expositivas, com uma equipe multidisciplinar que visa aproximar e aperfeiçoar a experiência dos visitantes com as artes visuais.