Nova plataforma online permite ver e ouvir sons de obras de arte - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Nova plataforma online permite ver e ouvir sons de obras de arte

Como uma forma de homenagem ao artista Vassily Kandinsky, um dos pais da Arte Moderna e um pioneiro no Movimento Abstracionista, o Google Arts & Culture, em parceria com o Centro Pompidou, em Paris, lançou uma nova experiência online na qual permite entender melhor como o artista interpreta o mundo por meio de sons. O artista possuía uma característica rara chamada de sinestesia, um fenômeno que descreve momentos em que um sentido é invadido por experiências, onde permitia que o artista ouvisse sons provocados por cores e formas.

Para oferecer uma experiência similar ao público, o site Play A Kandisnky usa a famosa pintura Amarelo, Vermelho, Azul para mostrar os diferentes sons produzidos por ela. O Experimento interativo permite ver e ouvir um triângulo verde como um violino, círculos vermelhos e pretos como elementos de percussão e um flautim sendo representado por um pequeno triângulo azul claro.

Cada tom escolhido pelo artista também traz um sentimento associado, o vermelho representa a confiança e a alegria, enquanto o azul une paz e luto. Os interessados já encontram a Experiência disponível, incluindo uma galeria de arte em realidade aumentada, artigos com fatos sobre a vida do pintor e entrevistas com especialistas em sua obra, disponíveis para Android e IOS.