Brasil ocupa quinto lugar no ranking de países com mais edifícios sustentáveis no mundo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Brasil ocupa quinto lugar no ranking de países com mais edifícios sustentáveis no mundo

 

A preocupação com práticas sustentáveis está se tornando uma realidade no setor de construção civil brasileiro. O país atualmente ocupa a 5ª posição no ranking mundial de sustentabilidade. Já são mais de 1.500 prédios sustentáveis espalhados pelo território, e se estima que este conceito seja cada vez mais replicado e que se multipliquem a construção de edifícios verdes, atendendo assim ao atendam ao sistema LEED (Liderança em energia e Design Ambiental, em português)

Foto: Divulgação

A certificação das construções foi desenvolvida pelo Green Building Council Brasil com o objetivo de fornecer as ferramentas para projetar, construir e operar condomínios residenciais que atentem para as práticas sustentáveis. Dentre os critérios avaliados, estão o uso eficiente da água, energia, descarte do lixo e qualidade ambiental. O certificado é dividido nas categorias Verde, Prata, Ouro e Platina, de acordo com o impacto ambiental dos edifícios,
De acordo com João Vitor Gallo, sócio da primeira empresa especializada em Green Building, primeira do mundo com selo LEED Zero da USGBC, “Estamos numa era onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos e a demanda por energia só cresce, contribuindo para o aumento do custo ao usuário final. Nesse cenário, construir melhor, gastando menos recursos, economizando dinheiro do usuário e trazendo um espaço mais saudável é um caminho sem volta”, explica.

Foto: Divulgação

Curitiba é a cidade brasileira com maior quantidade de edifícios verdes; seu empresariado comprou mesmo a causa, exemplo a ser imitado por todas as empresas de construção e abraçado pelos arquitetos nos seus projetos.
Dentre os sistemas sustentáveis se destacam a criação de bosques e jardins, uso de materiais recicláveis, placas solares que atendem até 20% do consumo das áreas comuns, sistema de ventilação das garagens controlado pela leitura de CO2, utilização de água pluvial, sistema de irrigação eficiente com sensor de umidade e utilização de materiais certificados de acordo com a ISO 14024 (Selo Verde), e uso racional da água.