Pesquisadores desenvolvem primeiro tratamento não invasivo do mundo para tumores cerebrais - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Pesquisadores desenvolvem primeiro tratamento não invasivo do mundo para tumores cerebrais

Com resultados que trazem luz para novas alternativas não invasivas, foi concretizada com sucesso uma experiência inédita realizada por investigadores do Instituto Neurológico Metodista de Houston, visando reduzir o tumor cerebral de um paciente. 

Methodist Urology Associates 6560 Fannin St Ste 2100, Houston, TX 77030 -  YP.com

Instituto Neurológico Metodista de Houston / Foto: Divulgação

A experiência tem como enfoque principal um capacete magnético, sendo este utilizado em um paciente de 53 anos, funcionando como um processador que gera um campo magnético direcionado ao tumor e consegue reduzir a massa tumoral sem maiores incisões ou complicações. 

Capacete magnético / Foto: Frontiers of Oncology

O paciente que participou da experiência já havia sido submetido a diversos tipos de tratamentos tradicionais e opcionais para o seu glioblastoma, e de acordo com um dos autores da investigação, David S Baskin, os resultados abrem caminho a um novo mundo de terapias não invasivas e não tóxicas, com muitas possibilidades para o futuro. 

Evolução do tratamento / Foto: Frontiers of Oncology

A redução total foi de 31%, com o resultado obtido em apenas cinco semanas do uso do capacete, gerando assim o primeiro tratamento não invasivo para glioblastomas do mundo, segundo o próprio Baskin.