Santorini, na Grécia, também é conhecida como a Ilha do Vinho - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Santorini, na Grécia, também é conhecida como a Ilha do Vinho

Diz-se que o pôr do sol mais bonito do mundo pode ser observado da ilha de Santorini, no mar Egeu. Mas esse disputado balneário grego, além dos luxuosos hotéis, ostenta uma vitivinicultura pródiga.

 

Foto: Divulgação

O nome oficial de Santorini na verdade é Thira. Ela é a ilha mais ao sul das Cíclades, no Egeu. Sua geografia é marcada pela erupção de um vulcão, no que se acredita ser uma das maiores e mais devastadoras erupções vulcânica do planeta, há cerca de 3.600 anos. Uma grande parte da ilha ficou submersa, criando o arquipélago que existe hoje. Esse solo vulcânico é a marca dos vinhos de Santorini, juntamente com os fortes ventos e neblinas matinais.

Foto: Divulgação

Os vinhedos de Santorini são em pé franco, sem enxerto como na maior parte do mundo. Os troncos das videiras são podados como uma cesta em forma de coroa (“kouloures” ou “ambelies”) dentro da qual as uvas, protegidas do sol e dos ventos, crescem praticamente sem água, em condições extremas.

Foto: Divulgação

A denominação de origem protegida (DOP) de Santorini autoriza a produção de vinhos brancos secos e doces apenas. Para o vinho seco, as variedades autorizadas são Assyrtiko (mínimo 75%), Aidani e Athiri. Para o vinho doce, Assyrtiko (mínimo 51%) e Aidani (pequenas quantidades de outras variedades de uvas brancas nativas são permitidas).