Coluna Fique em dia com o Mercado Financeiro com José Neves Neto - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Fique em dia com o Mercado Financeiro com José Neves Neto

Oi Pessoal,

Na coluna anterior, identificamos os diferentes perfis de como lidar com dinheiro, lembram? Poupador, gastador, descontrolado, desligado e financista.

Você está pronto para começar a investir? O que te impede a começar: O medo de perder ou não saber por onde começar? Se você já investe, acha que não precisa se preparar?

Ops…está aí o erro. Muitas pessoas investem por investir, sem ter o autoconhecimento, tendo decepções e surpresas que não queriam ter.

Antes de tudo, você precisa entender que existem três pilares principais para você começar a investir:

Primeiramente qual SEU PERFIL de investidor? No mercado financeiro temos o conservador, moderado ou agressivo, ou seja, qual o nível de aversão ao risco que você tem? Você precisa entender o quanto está disposto a perder, mas disposto a perder, ninguém está. Melhor dizendo, quanto você perderia sem “endoidar”. Pra facilitar mais ainda: Qual parcela do seu portfólio estaria alocado em produtos de maior risco, mais voláteis?

Outro aspecto é qual o VALOR DISPONÍVEL para investir.  Não precisa ter muito dinheiro para começar a investir, com R$ 10,00 há produtos disponíveis. Nesse ponto, a escolha do produto depende muito do total do seu patrimônio, mas não impede que você comece a investir.

E um terceiro pilar é qual o seu HORIZONTE DE INVESTIMENTO. Por quanto tempo você pretende deixar o dinheiro aplicado sem precisar usar? Isso depende muito se o investidor já tem uma reserva de emergência, ou seja, se aquele dinheiro aplicado está disponível se acontecer qualquer imprevisto (saúde, perca do emprego, etc).

E agora, já sabe seu PERFIL, o HORIZONTE DE INVESTIMENTO e o VALOR que tem para investir?

Perde esse medo e investe.

Qualquer dúvida, estou por aqui.

 

José Neves Neto

Assessor de Investimentos/ Ancord / CVM

@Dapesinvestimentos

@zenevesneto

81-999640374