Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença - Sangramento Uterino Anormal: pode ser câncer? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Saúde da Mulher com Dra Carolina Valença – Sangramento Uterino Anormal: pode ser câncer?

A presença de sangue em qualquer situação pode nos sinalizar algum problema. Todo sangramento que apresentamos “fora de regra” deve ser esclarecido. Seja ele na urina, nas fezes, no nariz ou vaginal, por exemplo. Apesar de na maioria das vezes esses sangramentos não sejam por doenças malignas, a causa deve ser esclarecida e sanada. Os sangramentos causam anemia e suas repercussões: tonturas, mal-estar, sonolência, fadiga, que muitas vezes podem passar despercebidos quando a anemia se instala lenta e progressivamente, com perda de sangue pequena e constante.

Em pacientes que não ovulam, há um grande estímulo do hormônio estradiol na parte interna do útero, o endométrio. Como não há ovulação, a progesterona decorrente desta não é produzida, portanto, não neutralizando o efeito estimulador do estrógeno. Isso faz com que a paciente sangre de forma irregular. Esse mecanismo pode ocorrer em pacientes portadoras de síndrome dos ovários policísticos, e ser causa de infertilidade. Mecanismo semelhante ocorre em mulheres com útero que fazem terapia de reposição hormonal sem a progesterona para neutralizar o efeito do estradiol. Apesar de as causas dos sangramentos serem benignas nessa situação, o esclarecimento diagnóstico é importante porque são pacientes mais propensas a câncer de endométrio.

Outras causas de sangramentos benignos que possam sair pela vagina podem ser os causados pela obesidade, por uso de anticoncepcionais orais ou DIU, vasos sangrantes da superfície do colo uterino, pólipos endometriais ou do colo do útero, traumas vaginais, entre outros. Importante é estar com os exames preventivos em dia. Já ajuda a minimizar muitas dessas situações.

Toda mulher com queixa de sangramento vaginal anormal deve ser examinada. Se ela não for examinada durante a vigência do sangramento perde-se a oportunidade de diagnosticar a fonte do sangramento. Consulte regulamente o seu ginecologista!

Cuidem-se!

Dra. Maria Carolina Valença* CREMEPE 14358 – RQE 4803

*Médica Ginecologista e Obstetra, Mestre em Tocoginecologia (FCM/UPE)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239880783908739

Instagram: @dracarolvalenca