Museu Yves Saint Laurent é desenhado por Studio KO - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu Yves Saint Laurent é desenhado por Studio KO

Projetado pelo Studio KO, dos franceses Olivier Marty e Karl Fournier, o museu YSL Marrakesh acolhe o trabalho do lendário estilista francês. A coleção permanente reúne uma seleção única de arquivos de roupas, como o icônico smoking, o vestido Mondrian e o Sahariano, típicos das coleções Rive Gauche. O acervo do museu também é complementado por acessórios de alta costura, milhares de esboços e objetos diversos, em uma cenografia original projetada por Christophe Martin.

Foto: Divulgação

O museu acolhe exposições temporárias, um auditório, uma livraria, um café-restaurante com esplanada. Também conta com uma biblioteca de pesquisa, que abriga milhares de livros sobre história árabe e andaluza, geografia, literatura e poesia, bem como numerosos volumes relacionados à botânica, cultura berbere, a obra de Yves Saint Laurent e o mundo da moda. Existem também espaços subterrâneos privados para conservar os arquivos da Alta Costura.

Foto: Divulgação

Os arquitetos projetaram uma composição de formas cúbicas adornadas com tijolos que criam um padrão semelhante a fios de tecido. A parede com o logotipo YSL gigante convida ao pátio circular criando uma relação entre o sol, o céu e o solo. O interior é marcadamente diferente, como o forro de uma jaqueta de alta costura luxuosa: luminosa, aveludada e lisa, protegida da luz do sol e do calor.

Foto: Divulgação

No interior do hall é possível encontrar o local totalmente revestido a tijolo esmeralda e uma fonte. O local é construído em terracota, concreto e um terraço cor de terra com fragmentos de pedra marroquina. Os tijolos de terracota que embelezam a fachada são feitos de terra marroquina e produzidos por um fornecedor local de Marrakesh.