Coluna Decorando com Sandra Bione - Vamos entender como iluminar sua loja? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Decorando com Sandra Bione – Vamos entender como iluminar sua loja?

Ao longo da minha carreira atuando como arquiteta boa parte dos meus projetos são comerciais e coorporativos.  São projetos que requer um tempo diferenciado de entrega, muita precisão e agilidade, afinal o cliente na maioria das vezes já está pagando pelo aluguel ou condomínio do lugar, e não quer perder nenhum tempo. Até por que todos nos sabemos que tempo é dinheiro. E nesse caso custa caro para empresário manter a obra parada. Um dos diferencias é o projeto de iluminação, procuro sempre entender o seguimento de cada cliente para propor a melhor abordagem. Cada projeto é único a iluminação além de criar uma atmosfera que atraia o público e destaque os produtos à venda ajuda a reforçar a identidade da loja, criando um importante diferencial em relação à concorrência. Por isso vitrine (Fachadas) e provadores requer uma atenção especial.

As vitrines é sempre o primeiro contato do público com a loja, por isso invista em iluminação direta ou dirigida, focando cada produto e valorizando as peças, outra estratégia são as luzes de led coloridas para criar diversos efeitos e para mudar o tom do ambiente conforme campanhas, estações do ano ou algum produto de destaque da loja. A localização da loja influência diretamente no posicionamento das fachadas, que se estiver localizada na rua, é importante combinar a luz natural com a artificial criando contrastes. Para destacar a marca utilize letreiros luminosos e tome cuidado para não criar pontos cegos. Os provadores precisam receber uma boa iluminação de preferência frontal por trás do espelho de forma suave de modo que não prejudique a visão, para esse tipo de iluminação, opte por lâmpadas tubulares fluorescentes ou fitas de led.

Por tanto queridos leitores basicamente eu utilizo em meus projetos a luz dirigida, ideal para criar áreas de foco e chamar a tenção dos clientes, a luz difusa onde é utilizada em grandes áreas da loja ou em corredores e a luz natural pensando na sustentabilidade e economia do estabelecimento, se o recebimento desta luz natural for muito intenso, use cores quentes no interior da loja para equilibrar a intensidade dessa luz branca que vem da rua.

Serviço

Sandra Lima Bione

Instagram: @sandralimabione

Fone: 81 993706010

E-mail: sandra@sandrabione.arq.br