Empresas se unem e apresentam o primeiro helicóptero do mundo movido a hidrogênio - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Empresas se unem e apresentam o primeiro helicóptero do mundo movido a hidrogênio

Abrindo caminho para a colaboração com outros OEMS eVTOL com diferentes tamanhos de plataforma para garantir amplas aplicações desta tecnologia, duas empresas anunciaram recentemente uma parceria para desenvolver o primeiro helicóptero movido a hidrogênio tripulado do mundo, com previsão de realizar seu primeiro voo em 2023.

Primeiro helicóptero a hidrogênio do mundo será usado para certificar  motores H2 plug-and-play - Cavok Brasil - Notícias de Aviação em Primeira  Mão

Foto: Divulgação

Nomeada como Piasecki eVTOL PA-890, a aeronave está sendo articulada pela Piasecki Aircraft Corp, e utiliza um sistema de célula a combustível de hidrogênio da HyPoint, que, segundo a própria empresa, possui quatro vezes a densidade de energia das baterias de íon e de lítio existente e o dobro da potência específica de células a combustível de hidrogênio. 

World-first hydrogen helicopter to certify plug-and-play H2 powerplant

Foto: Divulgação

Atendendo a próxima geração sustentável que possui necessidades exclusivas, a HyPoint também utiliza ar comprimido para resfriamento e suprimento de oxigênio, podendo atingir até 2.000 watts por quilograma de potência. A empresa espera começar a atender os pedidos deste tipo de aeronave até 2025. 

HyPoint advances eVTOL hydrogen fuel cell system with working prototype -  evtol.com

Foto: Divulgação