José Luiz da Mota Menezes, ícone da arquitetura pernambucana, morre aos 85 anos
Sendo autor de inúmeras obras de referência para entender o Recife e Pernambuco, na manhã desta segunda-feira, 6 de setembro, faleceu, aos 85 anos, o professor e arquiteto José Luiz Mota Menezes, concretizado como um ícone da arquitetura e um dos grandes nomes responsáveis pela preservação do patrimônio da capital pernambucana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/1/U/ZrCLhiTTWxcsBSAWA6NA/jose-luiz-da-mota-menezes.jpg)
Foto: Andréa Rêgo Barros / Prefeitura do Recife
A informação foi divulgada pelo Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), o qual Menezes foi presidente e sócio benemérito, destacando também a importância e relevância do profissional que dedicou a sua vida ao entendimento das transformações modernistas do Recife.

Foto: JC Imagem
Sua última obra foi o livro “O Recife da Revolução Republicana 1817”, lançada em agosto e dispondo de um rico conteúdo que reúne informações sobre a Revolução de 1817, no momento em que se institui a Data Magna Pernambucana, no dia 6 de março, e se comemora o bicentenário deste movimento emancipador.

Foto: Fernando Machado
O velório acontecerá hoje na Academia Pernambucana de Letras, a qual o arquiteto fazia parte, e o enterro será no Parque das Flores, às 16h. O Blog Ana Claudia Thorpe presta condolências a família e ressalta o legado deste célebre profissional que estará sempre presente em nossas memórias e no cenário pernambucano. Vai em paz Querido Professor!




