Instituto Moreira Salles inaugura exposição para celebrar o centenário de Clarice Lispector - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Instituto Moreira Salles inaugura exposição para celebrar o centenário de Clarice Lispector

Assinalando o centenário de Clarice Lispector, o Instituto Moreira Salles Paulista, em São Paulo, realiza uma exposição em que a obra da escritora é o ponto de partida para a apresentação de um vasto conjunto de trabalhos de artistas visuais mulheres, todas contemporâneas da autora.

Fonte: IMS

Com data de lançamento para o dia 23 de outubro e intitulada Constelação Clarice, a exposição apresentará também pinturas realizadas pela própria Clarice, obras de arte que se encontravam em sua casa, entre as quais seu famoso retrato pintado por De Chirico, assim como fotografias da escritora existentes nos acervos do IMS.

Fonte: IMS

Os curadores Eucanaã Ferraz e Veronica Stigger, ambos escritores, conceberam a mostra como uma grande constelação de artes visuais, em suportes tão diversificados como a pintura, a escultura, o desenho e o vídeo. Uma singular história da arte brasileira é assim conjugada no feminino, com obras que só o universo literário de Clarice permite reunir, propondo relações entre elas capazes de gerar novas e surpreendentes leituras recíprocas.

Fonte: IMS