Primeiro restaurante de comida indígena do país é comandado por duas etnias e alimenta o corpo e a alma
Seguindo a tradição de nutrir tanto corpo quanto a alma, está localizado em uma rua pacata e estreita de pedras no centro histórico de Manaus o primeiro restaurante de comida indígena do país, colocando à mesa os poderosos conhecimentos dos povos originários.
Cômodo com artefatos indígenas / Foto: Saulo Tafarelo
Comandado por duas etnias, o Biatüwi têm suas refeições feitas pelos próprios indígenas, servindo os pratos em um casarão roxo e branco com três janelões adornados por azulejos azuis, um espaço que coloca em prática a cultura indígena no município do Amazonas.
Mujeca de matrinxã, caldo apimentado engrossado com goma e peixe desfiado acompanhado de fatias de beiju / Foto: Saulo Tafarelo
O local guarda artesanatos e artefatos indígenas nas prateleiras e paredes, com apenas algumas mesas disponíveis no último cômodo, com uma decoração minimalista que serve combinações entre peixes, caldos apimentados e acompanhamentos de formigas.
Foto: Divulgação
Os alimentos do restaurante não são exóticos, eles refletem toda uma cultura alimentar diária dos povos originários, sendo um local em que tantos os indígenas quanto a própria comida falam por si só, sem narradores e narrativas distorcidas, em uma experiência única.