Exposição Do Fauvismo ao Surrealismo chega à Paris - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição Do Fauvismo ao Surrealismo chega à Paris

O Museu de Arte Moderna de Paris (MAM) e o Museu Guggenheim de Bilbao apresentam “Do fauvismo ao surrealismo: Obras-primas do Museu de Arte Moderna de Paris”. A exposição que começa dia 11 de fevereiro e vai até dia 22 de maio incluirá uma seleção de quase 70 peças de artistas importantes que ilustram a história da coleção do MAM, ao mesmo tempo que oferece uma visão geral dos movimentos artísticos de vanguarda que floresceram em Paris durante as primeiras décadas do século XX.

Foto: MAM

Organizada cronologicamente em três secções, desde o início do século XX até ao período que se seguiu à Segunda Guerra Mundial, a seleção de obras desta exposição apresenta uma perspectiva histórica dos principais protagonistas envolvidos nestes movimentos artísticos centrais. A mostra começa com obras representativas do fauvismo e do cubismo, cuja liberdade audaciosa revolucionou a arte e mudou a percepção tradicional da paisagem, da figura humana e da natureza morta.

Foto: MAM

Até aos dias de hoje, o MAM continua a sua abordagem ao acervo através da sua política científica e cultural de recolha de representações exemplares de movimentos históricos de vanguarda. Muitas dessas obras são apresentadas em Bilbao pela primeira vez nesta exposição.

Foto: MAM