Maior teleférico do mundo fica em La Paz e oferece a experiência de ver as cores da Bolívia de uma forma diferente - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Maior teleférico do mundo fica em La Paz e oferece a experiência de ver as cores da Bolívia de uma forma diferente

No céu da Bolívia, o sistema de teleféricos La Paz chamado de El Alto formam uma teia de aranha gigante, cujas dez linhas ligam as duas cidades distantes 21 quilômetros. O maior teleférico do mundo é alimentado por energia limpa, e oferece a seus visitantes uma paisagem única da capital boliviana, com direito a percurso artístico.

Foto: Divulgação

É a mais longa e mais alta rede de teleféricos do mundo. São 31 km de comprimento, divididos em dez linhas diferentes, cada uma com sua cor, conectando estrategicamente os bairros de La Paz à cidade de El Alto.Dentro da cabine, você sente que o equipamento não se move muito rápido. A velocidade média fica entre 18 e 21 km por hora. No entanto, devido aos frequentes engarrafamentos na cidade, o teleférico é mais rápido que um ônibus ou mesmo um táxi.

Foto: Divulgação

Desde maio de 2014, quando iniciou suas operações, a teia de aranha gigante já transportou quase cinco milhões de passageiros. Por causa da pandemia de coronavírus, o tráfego caiu, mas aos poucos volta ao normal. O objetivo é que a Mi Teleférico cresça ainda mais, abrindo outras 15 linhas nos próximos anos para integrar-se ao sistema municipal de ônibus das duas cidades.

Foto: Divulgação

Conforme ganhou fama, o maior teleférico do mundo passou a ser também um atrativo turístico da capital boliviana. Olhar a cidade de La Paz das alturas é uma experiência singular, as casas de tijolos parecem penduradas nas colinas, desafiando a gravidade ou querendo subir em direção ao céu. A linha vermelha, que foi uma estação de trem histórica, propõe uma oferta gastronômica dentro de antigas cabines de trem, criando uma atmosfera única. Este é também o cenário ideal para apresentações artísticas. Danças típicas como a Diablada e a Morenada foram projetadas na fachada da antiga estação ferroviária em uma apresentação de luzes e música.