Trilha Transbutanesa é reaberta depois de 60 anos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Trilha Transbutanesa é reaberta depois de 60 anos

A Trilha Transbutanesa, um percurso sagrado de pouco mais de 400 km que passa por locais e templos sagrados, reabrirá em março de 2022 pela primeira vez em 60 anos. Fechada para o público na década de 60, ela passou por um projeto de restaurações desde 2018, que foi coordenado pela Fundação Canadá do Butão e pelo Conselho de Turismo do reino, com a aprovação do rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck.

Foto: Divulgação

Finalmente finalizado, o caminho renovado voltará a receber visitantes para trilhas parciais ou para o roteiro completo entre as cidades de Haas e Trashigang. Originalmente criada no século 16, a trilha é parte da história de formação do Reino do Butão. Enquanto esteve em funcionamento, ela era a única forma de cruzar — e conectar — diferentes partes do que hoje conhece-se como um país.

Foto: Divulgação

Com a construção da principal estrada do país, no entanto, ela havia caído em desuso e, aos poucos, alguns trechos se tornaram de difícil acesso, necessitando reparos. De acordo com o site oficial da Transbutanesa, lançado esta semana pelo Conselho de Turismo do país, para completar toda a trilha são necessários, ao menos, 28 dias. Ao longo do percurso, há hospedarias, acampamentos e até hotéis de luxos que receberão os visitantes em 2022.

Foto: Divulgação