Recanto à beira-mar é destino para quem procura tranquilidade e quietude - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Recanto à beira-mar é destino para quem procura tranquilidade e quietude

Único fiorde brasileiro, Saco do Mamanguá atrai visitantes em busca de paz em uma área ainda pouco explorada pelo homem e que, com isso, pode ser considerado o próprio sinônimo de recanto paradisíaco. O local movimenta o turismo ecológico na Costa Verde em virtude de seu mar de água esverdeada e cristalina, praias desertas de areia clara, cachoeiras em abundância, trilhas por florestas exuberantes e muito sol.

Para muitos, há sensação na área é a de que o tempo não passou e sua beleza não fica a desejar de um local como o Caribe, ou mesmo em algum paraíso escondido no surpreendente Sudeste asiático. Contudo, este recanto à beira-mar fica logo ali, na Costa Verde, a 270 quilômetros do Rio de Janeiro. E, em virtude de sua proximidade e beleza, vem gerando cada vez mais interesse em meio aos sacolejos pandêmicos, quando o agito das cidades grandes e balneários badalados cedeu lugar à procura por destinos mais quietos e isolados.

Por isso, muita gente vem descobrindo o idílico Saco do Mamanguá, na região de Paraty, considerado o único fiorde tropical do mundo. Ele está localizado em um braço de mar que se estende por oito quilômetros entre um vale de montanhas, formando dezenas de microenseadas. Mas, diferentemente da gélida paisagem dos países nórdicos pontuada por essa formação geológica, as rochas ali são cobertas pelo esplendoroso verde, e a vegetação preservada da Área de Proteção Ambiental de Cairuçu.

Há dezenas de praias de água límpida, acessadas por trilhas bem pavimentadas e uma das mais concorrida sai da Praia do Cruzeiro, onde fica o maior povoado e que leva ao Pico do Pão de Açúcar, uma das principais atrações além-mar. A subida de 1,5 quilômetro pela floresta é um tanto íngreme para os desavisados. Entretanto, vale a pena o esforço pois o local é ideal para uma diversas de atividades como passeios de caiaque, canoa ou trilhas para Saco da Velha, praias do Engenho, do Cruzeiro, do Buraco, do Costa e Jurumirim. Travessia de barco pelo manguezal na Reserva da Juatinga e trilha para a Cachoeira.