Bienal de Veneza promove 59ª edição com instalação inédita de artista brasileiro - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Bienal de Veneza promove 59ª edição com instalação inédita de artista brasileiro

Realizada de dois em dois anos, desde 1895, a Bienal de Veneza é uma das maiores exposições internacionais de arte, e este ano realiza a sua 59ª edição, onde o Brasil marca presença ao levar expressões populares por meio do artista alagoano Jonathas de Andrade. 

Foto: Divulgação

A instalação inédita foi nomeada como “Com o coração saindo pela boca”, e é inspirada nas expressões que os brasileiros usam para criar metáforas com o corpo humano como “nó na garganta”, “cara de pau”, “olho do furacão”, “de braços cruzados” e “das tripas coração”. 

Foto: Divulgação

Composta por impressões fotográficas, esculturas (algumas interativas) e um vídeo, a exposição possui curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, e pode ser visualizada de perto no evento internacional que inicia hoje, 23 de abril, e segue até o dia 27 de novembro de 2022. 

Foto: Divulgação

Vale destacar que outros cinco artistas brasileiros também marcam presença, sendo eles o índio macuxi Jaider Esbell, a artista visual e poeta Lenora de Barros, o diretor de filmes Luiz Roque, a artista Rosana Paulino, e a desenhista, pintora e escultora Solange Pessoa.