59ª edição da Bienal de Veneza inicia com tema inspirado em um mundo mágico - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

59ª edição da Bienal de Veneza inicia com tema inspirado em um mundo mágico

Realizada de dois em dois anos, após um longo hiato em decorrência da pandemia, a exposição internacional de arte Bienal de Veneza iniciou-se no último sábado, 23 de abril, marcando assim a sua 59ª edição, que segue até o dia 27 de novembro também deste ano.

Foto: Divulgação

Para este ano, o evento teve como inspiração o livro de autoria de Leonora Carrington, apresentando o tema “O leite dos sonhos”, e possui curadoria de Cecilia Alemani, além de ser organizada no comando do presidente da própria Bienal de Veneza, Roberto Cicutto. 

Foto: Divulgação

Esta edição foi marcada pela reflexão dos conflitos que ocorrem na Europa, com o pavilhão ucraniano sendo composto por uma estrutura elaborada por Pavlo Makov, que apresenta uma pirâmide de dois metros e meio com camadas de funis, onde o volume da água diminui nos níveis mais baixos, tornando-se assim um gotejamento. 

Foto: Divulgação

Além disto, a exposição conta com 6 artistas brasileiros, sendo eles Jonathas de Andrade, Lenora de Barros, Luiz Roque, Rosana Paulino, Solange Pessoa e Jaider Esbell.