Global Finance divulga a lista dos países mais ricos do mundo consagrando Luxemburgo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Global Finance divulga a lista dos países mais ricos do mundo consagrando Luxemburgo

A revista financeira mensal Global Finance, fundada por Joseph D. Giarraputo em 1987, acaba de revelar a lista dos países mais ricos do mundo, com os indicadores de riqueza principais sendo o Produto Interno Bruto, o PIB per capita ou a Renda Nacional Bruta (RNB). 

Passagens baratas para o Luxemburgo a partir de R$ 3.662 em 2022 | momondo

Luxemburgo / Foto: Divulgação

Em sua análise, a organização observou que, mesmo os países mais ricos têm alguns cidadãos vivendo na pobreza, e mesmo os mais pobres abrigam vários residentes extremamente ricos, sendo um indicador justo de saúde financeira geral de uma nação. 

Luxemburgo é terceiro país mais rico do mundo, mas até 2022

Luxemburgo / Foto: Divulgação

Quando um ranking é baseado principalmente no PIB, as nações mais ricas estão entre as maiores economias, como os Estados Unidos, a China, o Japão e a Alemanha. Mas, para a surpresa de muitos intelectuais, o país que ocupou o primeiro lugar na lista foi Luxemburgo. 

Consulado Geral Honorário de Luxemburgo em São Paulo | LinkedIn

Luxemburgo / Foto: Divulgação

Luxemburgo possui uma alta proporção de trabalhadores transfronteiriços, onde, embora contribuam para a riqueza do país, não são incluídos quando o PIB é dividido por habitantes, levando a número artificialmente alto. A lista continua com Cingapura em 2º lugar, Irlanda em 3º lugar, Catar em 4º lugar, Macau em 5º lugar e Suíça em 6º lugar.