Museu do Ipiranga será reaberto para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil
Considerado o mais antigo da cidade de São Paulo, o Museu do Ipiranga, cuja sede é um monumento-edifício que faz parte de um conjunto arquitetônico do Parque da Independência, após ficar nove anos fechado para uma reforma, será reaberto este mês.
Foto: Divulgação
Inaugurado em 7 de setembro de 1895, o espaço será reaberto 127 anos após sua estreia, sendo um importante símbolo da Independência do Brasil, celebrando o Bicentenário da data, agora com o dobro do tamanho e capacidade para receber até 12 exposições.
Foto: Divulgação
Com o novo espaço criado, de 6,8 mil metros quadrados, o Museu ganha entrada integrada ao Jardim Francês, além de bilheteria, café, loja, auditório para 200 pessoas, espaços e salas para atendimento educativo, além de uma grande sala para exposições temporárias.
Foto: Divulgação
As 11 novas exposições do Museu incluem cerca de 3,5 mil itens do acervo, onde, pela primeira vez em sua história, estará apto a receber acervos de outras instituições, inclusive internacionais, graças à instalação de ar-condicionados para a preservação dos itens.