Coluna Identidade de Estilo com Roberta Megda - Preto não é neutro! - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Identidade de Estilo com Roberta Megda – Preto não é neutro!

Ao contrário do que dizem por aí preto não é cor neutra! Preto não é nem cor, que dirá neutra…

Preto tem como definição a ausência de luz, ausência de cores! Por essa razão não é considerada uma cor.

Preto tem como características principais: a profundidade – ou seja escuro (lembram da ausência de luz? Pois é…)- e a intensidade. Por esta razão não combina com cores suaves e claras e portanto não é neutro, uma vez que não combina com absolutamente tudo.

Neutro, dentre os muitos significados, neste contexto significa: sem colorido forte, vivo. Leia-se portanto o branco e o cinza.

A não cor preta combina portanto com cores similares em profundidade, como tons de vinho, verde militar, azul marinho, marrom café, entre outras.
Cores que predominem em característica de claridade e suavidade não harmonizam com o preto.

Quem deseja, portanto, harmonia na imagem, ao usar preto deve procurar cores com profundidades semelhantes (cores escuras) ou cores acromáticas. Enquanto que ao usar cores claras, deve procurar harmonizar tais roupas com cores de similar profundidade (também claras).

Vale lembrar que tudo isso é baseado na Teoria das Cores e Harmonia cromática e que nada é proibido!

O preto, afinal, tem seu valor! A não cor preta tem como uma das mensagens a seriedade, transmite a ideia de força e estabilidade. É fortemente usada nos ambientes formais de trabalho… geralmente a escolha para mostrar imponência em carrões esportivos…

Preto não é cor, não é neutro, mas na minha opinião e experiência diria que 95% da população mundial se rende aos encantos do preto. E ainda dizem que preto emagrece… mas isso é assunto para outro dia.

 

Serviço
Roberta Mégda
Consultora de Imagem e Estilo
Instagram: @robertamegda