Coluna Identidade de Estilo com Roberta Megda - Ruídos de Imagem - você possui algum? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Identidade de Estilo com Roberta Megda – Ruídos de Imagem – você possui algum?

O significado de ruído diz que é o som que atrapalha a comunicação. Daí, entende-se que ruído de imagem é portanto um conceito!

E tal conceito denota que Ruído de Imagem é tudo aquilo que atrapalha a comunicação não verbal. Quando um ou mais elementos destoam do que acreditamos ou desejamos expressar.

Tais ruídos podem ser físico (uma ruga, um corte de cabelo, sobrancelhas, entre outros elementos) ou comportamental (timidez, sinceridade excessiva, forma de falar, etc).

Machado de Assis retratou talvez o mais conhecido ruído de imagem da literatura brasileira: os olhos de Capitu, os tais olhos de ressaca. Oblíquos e dissimulados.

Uma característica natural, o formato dos olhos, deram à personagem um ruído de imagem que se perpetuou. E o que poderia corrigir tal ruído? Um delineado nos olhos ou uma armação de óculos provavelmente equilibraria esse traço.

Quem nunca conheceu alguém que diziam:
‘Fulana parece ser brava!’
‘Sicrano tem um ar de arrogante’!
E quando conhecemos a pessoa notamos que não é bem assim… algo na imagem desta pessoa causa essa impressão por vezes equivocada.

É importante ressaltar que os ruídos não devem ser anulados pois são parte da essência de cada um, mas devem estar identificados e ter-se a ciência dos seus efeitos, para caso deseje, amenizá-los.

Já parou para pensar se você possui algum ruído de Imagem?

 

Serviço
Roberta Mégda
Consultora de Imagem | Estilo e Moda
Instagram: @robertamegda