Cortejo Musical, oficina e experiência interativa marcam sete anos do Museu do Amanhã - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Cortejo Musical, oficina e experiência interativa marcam sete anos do Museu do Amanhã

Começou na última sexta-feira, dia 16 de dezembro, as comemorações de sete anos do Museu do Amanhã, e o espaço cultural escolheu celebrar a data em grande estilo com o púbico geral com a realização de uma variedade de atividades.  Por isso, preparou diversas programações presenciais e digitais, com direito a encontros imperdíveis e a oportunidade de tecer um futuro com narrativas plurais.

Houve Cortejo Musical Uma Só Voz + Transportar para o Amanhã com um repertório alegre e pensado para essa celebração, apresentados pela @volvocaminhões, que farão um cortejo musical. A apresentação especial dos projetos Uma Só Voz (formado por pessoas em condição de vulnerabilidade social e em situação de rua) e Transportar para o Amanhã (que promove capacitação profissional e inclusão produtiva de pessoas LGBTQI+ em situação de rua) realizado das 11h às 12h, no átrio. Eles farão um cortejo festivo e musical envolvendo os presentes um repertório alegre pensado exclusivamente para a comemoração.

Em um convite para celebrar da data do espaço também promoveu a “Oficina da Horta” com a Agroescola da Providência, que ensinou o conceito de Agrofloresta na cidade. Em colaboração com a Providência Agroecológica, um projeto de educação ambiental para a restauração florestal, soberania alimentar e sustentabilidade no Morro da Providência, os participantes entenderam mais nesta oficina sobre os conceitos de uso sustentável do solo, uso medicinal e alimentar de plantas, além de aprender como fortalecer parcerias para elaboração de projetos em seus territórios. A oficina começou às 15h e as inscrições são gratuitas no site: https://bit.ly/7-anos-do-mda

Mas, a programação ainda contou com o lançamento de “Baía em Movimento”, uma exposição que mostra que, apesar da poluição, a vida marinha na Baía de Guanabara resiste. Para evidenciar os desafios e riquezas da região, foi lançada uma nova experiência na qual o participante poderá acompanhar e difundir a necessidade de recuperação ambiental da nossa baía. O lançamento do interativo “Baía em Movimento” aconteceu às 10h e, para sua realização, mobilizou diversas organizações que atuam como patrocinadoras da Águas do Rio (@aguasdorio) e Instituto Aegeae (@aegea.saneamento), além da parceria com o @institutomarurbano. A @fundacaogrupoboticario, o @rj_inea (Instituto Estadual do Ambiente), a @oceanabrasil e o #MovimentoVivaÁgua também são apoiadores do projeto.

Com o “Baía em Movimento”, o Museu do Amanhã lança nova experiência interativa sobre a Baía de Guanabara, com uma instalação que tem como objetivo sensibilizar o público para os desafios e riquezas da baía. Uma instalação interativa sobre a Baía de Guanabara foi inaugurada no sábado (dia 17), como parte das comemorações de sete anos do Museu do Amanhã. Composta por um vídeo, um painel tátil e conteúdo interativo, a obra Baía em Movimento tem como objetivo sensibilizar o público para os desafios e riquezas da baía.

O vídeo traz cenas e dados sobre os problemas que afetam a qualidade da baía, como o déficit no tratamento de esgoto. No painel tátil, o público pode ter uma dimensão de toda a bacia hidrográfica que cerca a baía. No interativo, os visitantes verão depoimentos de especialistas e ativistas que compõem o documentário Baía que Resiste, dirigido por Márcio Isensee e Sá, além de fotos de uma expedição da Oceana, organização focada na conservação marinha.

 

SERVIÇO

Museu do Amanhã

Endereço:  Praça Mauá, 1, Centro.

Inscrições são gratuitas no site: https://bit.ly/7-anos-do-mda