Vuitton e Dior fecham o ano mostrando suas trajetórias em exposição - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Vuitton e Dior fecham o ano mostrando suas trajetórias em exposição

Duas grandes Maison investem numa promovem ações que reforçam sua história e sua presença no mercado da moda atualmente. Uma é a Louis Vuitton com a exposição “200 Trunks, 200 Visionaries”, que está presente em Nova York, e a outra é a Dior com a sua mostra “Christian Dior: Designer of Dreams” em Tóquio, no Japão, após apresentações de sucesso em Paris, Londres, Xangai, Chengdu, Doha e Nova York. Com essas propostas, é possível conferir um pouco das ações das grifes que hoje integram o grupo LVMH sediada em Paris.

A Louis Vuitton é uma empresa especializada na produção de bolsas e malas de viagens, feitas em couro e lona, bem como na sua comercialização. Produz e vende também vestuário, sapatos, relógios, joias, acessórios, óculos de sol e livros. O seu idealizado foi o estilista e empresário francês, que começou seu trabalho com uma primeira loja em Paris, em 1854, para criação de artigos de couro. Naquele período, ele havia sido nomeado fabricante de baús da Imperatriz Eugênia de Montijo, esposa de Napoleão III. Por isso, é considerada a marca de luxo mais famosa e valiosa do mundo.

Já a outra integrante da holding, a Christian Dior é uma empresa francesa de alta costura criada em 1946, que nasceu com o propósito de seu criador de proporcionar uma nova feminilidade ideal para as mulheres, na qual não faltaria nada. Por isso, Dior foi um importante estilista francês que se tornou na década de cinquenta responsável pelo desenvolvimento do icônico “New Look” na moda mundial, a queridinha das estrelas cinematográficas. Por isso, a empresa de vestuários deste importante fundador é uma das mais famosas da moda mundial.

Não é à toa que o grupo francês investe neste período na celebração das suas grandes marcas. E, por isso, em conjunto com a celebração do 20º aniversário de seu relógio Tambour, inaugurou recentemente a exposição da a Louis Vuitton “200 Trunks, 200 Visionaries” na cidade de Nova York, que está aberta ao público até próximo sábado (dia 31 de dezembro de 2022).  A exibição 200 baús, 200 visionários da cidade de Nova York marca a parada final de uma jornada global que celebra tanto a rica história da Louis Vuitton (especialmente seu status lendário na fabricação de malas e baús) quanto o gênio que foi a Louis Vuitton. Também é uma ótima maneira de mostrar a colaboração da Louis Vuitton com centenas de mentes criativas.

Em exibição no icônico prédio da Barneys New York, a exposição abrange quatro andares com baús criados por uma série de amigos talentosos da marca que personalizaram os famosos baús de viagem. Entre os envolvidos: Gloria Steinem, Pat McGrath, Willo Perron, Francesca Sorrenti e centenas de outros. Para criar entusiasmo, a marca criou um robô Monsieur Louis gigante feito de baús digitais empilhados e uma série de outros conceitos futuristas. Cada artista ou amigo criativo colocou seu próprio toque na cultura, história e individualidade em seus baús.

Existe até uma sala para os visitantes assistirem a entrevistas com os vários Visionários sentados em bancos parecidos com choupos. Os baús originais da Louis Vuitton eram feitos de choupo. No andar de cima há uma área dedicada ao piloto francês Franky Zapata que apresenta baús voadores (projetados nas paredes).

A exposição não estaria completa sem uma loja de presentes repleta de pequenos artigos de couro, acessórios e itens colecionáveis ​​da Louis Vuitton, lembrando o empreendimento aventureiro. O 9º andar do edifício possui um restaurante Freds x Louis. A exposição inteira pretende ser uma experiência imersiva total – mergulhando nas mentes e ideias de 200 visionários que criaram seus próprios baús.

Já a mostra “Christian Dior: Designer of Dreams” relembra os 75 anos de história da marca de luxo, num mergulho profundo nos arquivos da Dior, até o dia 28 de maio de 2023. A experiência começa com uma sala com o icônico New Look e um olhar sobre o amor de Dior pela arte. Comemorando a nova localização em Tóquio, o show explora a amizade entre a Dior e o Japão por meio de cartas, esboços e muito mais de apresentações e eventos no país. Com 350 vestidos da Alta Costura, a mostra ainda homenageia o Japão tanto nas peças expostas quanto nas salas, projetadas pelo arquiteto Shohei Shigematsu.

 

“Nossa colaboração com a Dior em várias cidades e locais tem sido uma excelente oportunidade para repensar e recontextualizar continuamente a retrospectiva em resposta ao seu cenário local específico, muito parecido com a própria expedição e influência global de Christian Dior”, Shigematsu compartilhou em um comunicado à imprensa. Os visitantes podem experimentar uma variedade de temas em diferentes salas ao longo da exposição, incluindo o Coloroma, um espaço colorido e cromático que exibe os acessórios da Dior, desde cosméticos a chapéus. Bolsas carregadas por Grace Kelly, Natalie Portman e mais também estão em exibição.

A exposição oferece um olhar sobre as peças-chave da história da Dior, desde as criações de Christian Dior até as de seus sucessores, incluindo Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri.

 

Para a mostra “200 Trunks, 2, 00 Visionaries: The Exhibition”, os visitantes são convidados a descobrir a exposição no edifício histórico da Barney’s em Nova York. Para percorrer a galeria da mostra “Christian Dior: Designer of Dreams” em Tóquio, os interessados só precisam fazer reservas online no site oficial do museu.

 

SERVIÇO

“200 TRUNKS, 2, 00 VISIONARIES: THE EXHIBITION”

Até dia 31 de dezembro de 2022

660 Madison Avenue

New York, NY 10065

Segunda a domingo: 10h às 20h

Entrada gratuita

 

“Christian Dior: Designer of Dreams”

Até dia 28 de maio de 2023.

Museu de Arte Contemporânea de Tóquio

4-chōme-1-1 Miyoshi, Koto City

Tokyo 135-0022, Japão