Royal Enfield apresenta sua Cruiser definitiva: a Super Meteor 650 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Royal Enfield apresenta sua Cruiser definitiva: a Super Meteor 650

A aguardada nova cruiser da Royal Enfield, a Super Meteor 650 foi revelada no Salão de Milão e apresentada em todas as cores e versões durante o Rider Mania, evento da marca realizado na Índia em novembro de 2022, e agora chega aos mercados indiano e europeu. A novidade chega ao Brasil ainda neste 2023 e será produzida na planta de Manaus, inaugurada no final de 2022, mostrando a força neste modelo que chega ao mercado internacional em duas versões: Super Meteor 650 e Super Meteor 650 Tourer, além de sete opções de cores diferentes. É assim que a líder mundial no segmento de média cilindrada (250cc – 750cc), injeta uma nova dose de estilo, autenticidade e acessibilidade no segmento cruiser com o lançamento da Super Meteor 650.

Esta novidade foi apresentada em todas as versões e cores durante o Rider Mania, festival de motos organizado pela fabricante na Índia, no final do mesmo mês. São duas versões – Super Meteor 650 e Super Meteor 650 Tourer – e sete opções de cor no total. O modelo passa a ser comercializado imediatamente no mercado indiano e chega à Europa em março de 2023. A novidade desembarca no Brasil ainda neste ano, tornando-se mais uma motocicleta a ser produzida na planta de Manaus, inaugurada pela fabricante em dezembro de 2022.

A Super Meteor 650 dá continuidade ao legado da Royal Enfield na produção de motos cruisers consagradas pelos motociclistas. A novidade é impulsionada pelo aclamado motor bicilíndrico de 648 cm³ que, desde 2018, tem sido testado e aprovado em todo o mundo nos modelos Interceptor 650 e Continental GT 650, com mais de um milhão de quilômetros percorridos em estradas e ruas para garantir uma pilotagem agradável e confiável.

“A Super Meteor 650 é a evolução de todo o foco e esforços que temos feito no segmento de média cilindrada nos últimos anos e uma cruiser retrô, autêntica em cada detalhe. Design, geometria, formato e o incrível bicilíndrico de 650cc combinam para que esta motocicleta proporcione uma experiência incrível nas estradas e nas ruas”, diz Siddhartha Lal, diretor-geral da Eicher Motors Ltd.

Uma cruiser autêntica, a Super Meteor 650 combina controles e painel intuitivos e bem localizados com posição de pilotagem confortável, estabilidade em longas retas e agilidade em trechos sinuosos, transmitindo segurança nas mudanças de direção. O motor, flexível e suave, oferece bom torque para retomadas vigorosas mesmo em baixas rotações. Para finalizar, há o estilo retrô com o toque único que só a Royal Enfield oferece, com uma presença imponente e que atrai olhares por onde quer que passe.

“Elevamos ainda mais o nível de refinamento desta moto e é possível sentir isso nas respostas suaves do acelerador em qualquer condição. A estabilidade é um dos pontos fortes da Super Meteor 650, que contorna curvas com facilidade e se mantém firme em trechos de retas em rodovias. É uma motocicleta de média cilindrada com tantos atributos que até quem nunca pensou em ter uma cruiser vai se interessar por ela. Acreditamos que a Super Meteor 650 vai expandir o mercado para as cruiser ao redor do mundo e elevar a plataforma twin da Royal Enfield a um nível ainda mais alto”, completa Siddhartha Lal.

 

Criados no centro de desenvolvimento da marca no Reino Unido em parceria com a Harris Performance, os inéditos chassi e balança da Super Meteor 650 formam uma combinação que entrega centro de gravidade mais baixo para dar mais estabilidade em altas velocidades e facilitar as manobras, o que passa mais confiança para os pilotos, independentemente do nível de experiência. Fabricado em aço com os mais eficientes processos de forja e fundição, o chassi possui um novo ponto de fixação do motor para maior rigidez.

 

Além disso, a Super Meteor 650 é a primeira motocicleta da Royal Enfield a contar com suspensão dianteira de garfo invertido, com curso de 120 mm. A suspensão traseira é composta por dois amortecedores e possui curso de 101 mm, além de cinco níveis de ajuste de pré-carga da mola. Esse conjunto, unido ao novo chassi, faz com que Super Meteor 650 seja estável e ofereça uma pilotagem prazerosa nas estradas, além de transmitir leveza e confiança nos trechos sinuosos. O garfo invertido na dianteira traz mais controle e aderência para a roda dianteira, além de um amortecimento suave.

 

 

Prática e acessível, a Super Meteor 650 possui o visual de uma autêntica cruiser, com assento baixo e amplo, que proporciona conforto e confiança independentemente da altura de quem estiver pilotando. A posição de pilotagem é um dos diferenciais de qualquer cruiser e a Super Meteor cumpre esse requisito com louvor, com as pedaleiras avançadas e guidão mais alto, largo e recuado – combinação perfeita para que o piloto se sinta completamente em simbiose com a sua máquina.

O tanque de combustível de 15,7 litros proporciona grande autonomia e a combinação de pneus largos e sem câmara – com roda de liga leve de 16 polegadas na traseira e de 19 polegadas na dianteira – transmite confiança e tranquilidade em altas velocidades. A elegância das inconfundíveis linhas da cruiser torna fácil imaginar, mesmo com a motocicleta parada, o vento refrescante de uma tarde ensolarada passando livremente pelas formas cuidadosamente projetadas da Super Meteor 650.