Ode ao barco mais estiloso de todos os tempos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Ode ao barco mais estiloso de todos os tempos

O Riva Aquarama é o barco mais estiloso de todos os tempos e, por isso, a icônica construtora naval italiana mantém o modelo como uma referência que nunca sai de moda, porque é uma obra de arte criada por um gênio. Para imortalizar e destacar a importância desse barco na cultura marinha contemporânea, ele ganha um novo livro da editora francesa de luxo Assouline, coincidindo com o 60º aniversário da modelo. Parte de sua elegante Ultimate Collection, o volume de $ 1.200, com texto de Michael Verdon e fotografia principal de Oliver Pilcher, é uma homenagem impressionante e ricamente ilustrada ao lendário runabout, que estreou em 1962, e uma edição ainda mais cara apresentada em uma edição personalizada caixa de mogno evocando a beleza do magnífico casco do Aquarama.

“Para mim, o Riva Aquarama é simplesmente uma das coisas mais bonitas que possuo. Nunca sairá de moda porque é uma obra de arte criada por um gênio. Tal como as obras que ficam ao longo do tempo e na nossa memória, surpreende-me sempre porque prova que o artesanato do homem pode produzir obras-primas deslumbrantes que, por sua vez, forjam a alma estética de quem as admira.”, cita o empresário Alberto Galassi, CEO do Ferretti Group, que agora é dono do Riva. Ele também é genro do acionista da Ferretti, Piero Ferrari – que ele mesmo chama o Aquarama de “um modelo de estilo, detalhes elegantes e construção de alta qualidade”. “Possuir um Aquarama é mais do que um clube de sócios – é quase uma coisa religiosa,” ele se maravilha. “Quando você conhece outros donos e acaba falando sobre as maravilhas do Aquarama, fica a sensação de pertencer a uma comunidade muito especial.”

Essas citações aparecem em Riva Aquarama, em que também se destaca as conexões entre Aquarama e Ferrari vão além de Galassi e Piero Ferrari; Carlos Sainz Jr., o superastro piloto espanhol que atualmente compete na Fórmula 1 pela Scuderia Ferrari, também tem laços com o ofício histórico. “A relação entre o Aquarama e a família Sainz é muito forte”, diz ele a Verdon no livro. “Desde que meu pai” – bicampeão mundial de rally Carlos Sainz Sr. – “comprou nosso casco Aquarama Special nº 551, o barco tem sido apreciado por três gerações, criando inúmeras memórias familiares.” Sainz Jr. revela que “algumas das minhas primeiras lembranças de verão são dos momentos mágicos que passei com minha família em nosso Aquarama. Primeiro pertenceu ao meu avô, que o passou para o meu pai. Agora que é minha vez, é meu dever preservar seu esplendor para as gerações futuras.” E Galassi acrescenta: “Não há limites para a beleza do Aquarama, quão perfeito ele parece e quão atemporal. Foi um clássico instantâneo. Você pode ter um iate de oitenta metros, mas as pessoas sempre olharão primeiro para o Aquarama.”

Idealizado pelo famoso construtor de barcos e designer Carlo Riva, o Aquarama é “amado por suas linhas limpas, mogno, detalhes cromados brilhantes e estofamento azul-claro e creme de Robin”, observa Assouline. Ele “refletia o otimismo de La Dolce Vita da Itália do início dos anos 60; é impossível imaginar a cintilante Côte d’Azur e as costas da Europa sem visões de verões intermináveis ​​passados ​​descansando na parte de trás do barco sob o sol quente do verão e o rugido suave do motor enquanto o Aquarama corta as ondas. Dos cerca de 760 Aquaramas construídos no estaleiro de Riva em Lake Iseo de 1962 a 1966, os especialistas da Riva estimam que cerca de 650 ainda existam, incluindo um modelo especial construído para Ferrucio Lamborghini movido por dois motores Lamborghini V12, tornando-o o Aquarama mais rápido já construído.

E a Riva, que faz parte do Ferretti Group desde 2000, comemorou recentemente seu 180º aniversário com uma festa repleta de estrelas em Veneza. Lá eles revelaram o novo Riva “Anniversario ”, produzido em uma edição especial limitada de apenas 18 barcos para comemorar o aniversário e homenagear o Aquarama. Lá eles também estrearam um filme estrelado por David Beckham como um personagem tipo Bond pilotando Ferraris e Rivas – o que mais? – ao longo da Côte d’Azur. Sua jogada, 007.