BMW R18, a beleza e o poder de um avião de guerra
Na década de 30, um fabricante alemão de aeronaves Junkers construiu um modelo de avião comercial que serviu na Noruega e, depois, tornou-se propriedade alemã novamente em 1940. Depois disso, trabalhou um pouco mais na Noruega, depois no Equador, e finalmente se aposentou em 1963. De lá, foi comprado por um ex-piloto da USAF, que o vendeu para seus companheiros americano em 1975. Este lendário avião comercial e de transporte de três motores dos anos 30, que ainda é familiar a muitas pessoas, foi readaptado pelo seu proprietário, o autor Martin Caiden, que decidiu nomear o modelo como Iron Annie sob o registo de aviões americanos N52JU.
Agora a proposta da velha “Aunt Ju” Junkers Ju 52, com o registo de aviões D-AQUI no esquema de cor cinzento-preto da Lufthansa a partir de 1936, tornou-se particularmente conhecido em todo o mundo. E se tornou destaque de um exemplar BMW R18 personalizado que ecoa o Junkers ‘Iron Annie’ Ju 52. A VTR Customs reimagina o cruzador de pernas longas de Beemer como uma “aeronave de transporte” de longo alcance. Se o metal rebitado, a pintura plana e as aletas de resfriamento já não revelassem tanto, há uma espécie de inclinação aeronáutica na versão VTR Custom do cruzador R18 da BMW.
Com o tratamento paint-it-black no estilo dos Rolling, o modelo conta com o clipe de batida de tanque nas barras, capota de farol minimalista e cabeçotes envoltos em fibra de vidro. A montagem de garfos dianteiros customizados que abaixam o nariz em 7 cm obtém aquela forma plana e postura que é a marca de qualquer bicicleta bonita. A BMW R18 tem roda dianteira de 21 polegadas – o tamanho de uma moto de motocross média – enquanto a traseira tem 18 polegadas, os freios também são quase compatíveis com as especificações do piloto e embreagem também é uma unidade Magura (acionada hidraulicamente, naturalmente), para controle na ponta dos dedos de uma enorme motocicleta em movimento. A parte ’18’ no nome do R18 vem do motor bicilíndrico de 1,8 litros que o alimenta, com um ímpeto de baixa velocidade amplamente infinito, pico de 90 cavalos de potência ímpares e o peso de 110 kg. E, no entanto, apesar do peso do cruzador, o Iron Annie tem muito mais do que se sabemos. Aquele alumínio rebitado e formado à mão não poderia mais dizer ‘avião vintage’ numa bicicleta personalizada.