LVMH expande a oferta de rosé da Provença com o Château Minuty - Blog Ana Cláudia Thorpe
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LVMH expande a oferta de rosé da Provença com o Château Minuty

A Moët Hennessy, a divisão de vinhos e destilados do conglomerado de artigos de luxo LVMH, fez um movimento estratégico na indústria do vinho ao adquirir o Château Minuty, um dos principais produtores de vinhos rosés na região francesa de Provence. O negócio é uma indicação clara de que a Moët Hennessy está apostando no crescimento contínuo e na popularidade dos vinhos rosés de alta qualidade, uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos.

A Moët-Hennessy adquiriu uma participação majoritária na propriedade rosé de Provence Château Minuty. Depois de anos de rumores de que a Moët-Hennessy, parte do grupo de artigos de luxo LVMH, estava comprando Château Minuty – e anos de negação – a venda foi oficialmente anunciada no último dia do Wine Paris na quarta-feira, 15 de fevereiro, criando uma onda de fofocas, especulações e discussões em torno da feira.

Château Minuty produz vinhos rosés desde o início de 1900 e se estabeleceu como um dos principais produtores da região. A vinha, localizada no coração da denominação Côtes de Provence, é conhecida por seus vinhos de alta qualidade que ganharam inúmeros prêmios e distinções ao longo dos anos. Em toda a França, e até globalmente, Minuty é visto há muito tempo como a expressão máxima do rosé da Provença . É graças ao sucesso de Minuty que muitos produtores fora da Provença imitaram seu estilo.

Pertencente à família Farnet desde 1936, (Farnet-Matton desde a década de 1960), o Château Minuty é uma das 23 propriedades cru classé originais na classificação de 1955. Hoje, a Minuty tem 160 hectares de vinhedos espalhados pela península de Saint-Tropez, a área mais cara da Côtes de Provence – o valor médio do vinhedo é de € 100.000 (£ 90.000) por hectare, segundo a SAFER, uma organização que relata vendas de terras agrícolas e vitícolas e preços. Desde a década de 1990, a Minuty também teve um negócio comercial de grande sucesso. De acordo com um comunicado de imprensa, o acordo prevê que a Moët-Hennessy adquira uma participação majoritária na Minuty, estimada em um custo entre € 350 milhões e € 450 milhões (£ 312 milhões a £ 400 milhões), com a família permanecendo envolvida na administração da propriedade. Os atuais executivos e descendentes do fundador, Jean-Etienne e François Matton, continuarão a administrar a empresa.

 

Já existem várias propriedades Provence existentes na LVMH. A Moët-Hennessy comprou a propriedade cru classé Château Galoupet (69ha) em 2019, seguida por uma participação majoritária no Château d’Esclans e no negócio Caves d’Esclans négociant (incluindo Whispering Angel), com eles definidos para assumir a parte restante do o negócio em janeiro de 2024. E, em janeiro de 2023, foi anunciado que Moët-Hennessy havia comprado Jas d’Esclans, uma propriedade cru classé adjacente ao Château d’Esclans. A compra incluiu o vizinho Château de Vaucouleurs (24ha). Jeany Cronk da Maison Mirabeau , membro do conselho administrativo do Conseil Interprofessionnel des Vins de Provence (CIVP), comentou: ‘Claramente seu investimento muito considerável [Moët-Hennessy] na região é um grande voto de confiança para nossos rosés e o seu lugar no futuro do consumo de vinho.’ Embora os números oficiais raramente sejam publicados, as estimativas locais colocam a produção de Whispering Angel da Esclans em cerca de 14 milhões de garrafas, e M de Minuty da Minuty em oito milhões de garrafas.

 

Gamme Rosé ©Minuty.jpg

No geral, as vendas da Minuty ultrapassam nove milhões de garrafas. As vendas totais de rosé de Provença da Moët-Hennessy, incluindo vinhos da propriedade, provavelmente excederão confortavelmente 25 milhões de garrafas para a safra de 2023. Toda a denominação de Côtes de Provence produziu 101 milhões de garrafas de rosé em 2021. Os negócios adquiridos pela Moët-Hennessy não estão em concorrência direta entre si e cada um será administrado de forma independente, sob a mesma empresa controladora. Château d’Esclans e Caves d’Esclans têm uma vasta distribuição no mercado norte-americano. Minuty está bem estabelecido na França e na Ásia, onde já é distribuído pela Moët-Hennessy há vários anos.