Grandes mulheres são homenageadas como 'Monalisas' - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Grandes mulheres são homenageadas como ‘Monalisas’

A falecida cantora Elza Soares, a escritora Cora Coralina, a guerreira negra Dandara e a indígena Catarina Paraguaçu são retratadas com ‘Monalisas’ nas telas do artista Dilson Cavalcanti em série de obras que integram a mostra “Todo dia também é Dia da Mulher”, que começa no próximo dia 09 de março, no Unibes Cultural, no Sumaré, em São Paulo.

A mostra homenageia brasileiras que têm ou deixaram um legado relevante para a história do país, entre elas Zilda Arns, Santa Dulce dos Pobres, Dorina Nowill e Elza Soares que ganham destaque neste projeto desenvolvido pelo artista, que quis trazer ao conhecimento do público figuras femininas nacionais.

“A ideia é reverenciar diversas mulheres brasileiras que vêm protagonizando transformações em suas vidas e na sociedade durante os últimos cinco séculos e, que, muitas vezes, foram ignoradas. Ao exibir as telas em áreas de grande circulação de pessoas e com acesso gratuito, esses ícones passam a despertar curiosidade de pessoas de todas as idades”, explica Cavalcanti.

A mostra em São Paulo começa no mês em que se homenageia das mulheres brasileiras e, nada mais apropriado do que celebrar de um modo inusitado, todas algumas das mulheres em “Todo dia também é Dia da Mulher”, que prestigia assim grandes e emblemáticas mulheres do país, que são muitas vezes esquecidas.

Desta forma, as “Monalisas” estilizadas trazem importantes figuras femininas do Brasil, como a princesa Isabel, a recém-falecida cantora Elza Soares, a ex-deputada Maria da Penha, a apresentadora Hebe Camargo, a guerreira negra Dandara, a empresária e ex-modelo Helô Pinheiro, a pintora Tarsila do Amaral, a médica Zilda Arns, a indígena Catarina Paraguaçu, a revolucionária Anitta Garibaldi, a escritora Cora Coralina, a freira Santa Dulce dos Pobres, a escrava alforriada Chica da Silva, a combatente Maria Quitéria e a enfermeira Ana Neri.

Este projeto que foi iniciado em 2019, quando fez 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, envolve obras gigantes (1,70 m por 1,40 m), criada pelo artista com tinta acrílica, água, esponjas, pincéis, espátulas e até rodo de estamparia. Com recursos de arte gráfica, as imagens do rosto dessas mulheres são aplicadas sobre a imagem do artista plástico pernambucano, que traz 18 telas de figuras icônicas do país, retratadas como se fossem “Monalisas”, do famoso quadro do italiano Leonardo da Vinci. “Os recursos gráficos digitais, usados na impressão das ‘Monalisas Brasileiras’, deram outra expressão para o meu trabalho abstrato de pintura”, diz Dilson.

As obras na exposição “Todo dia também é Dia da Mulher” estarão expostas de uma forma diferente do convencional na instituição cultural brasileira, inaugurada em 2016, na Rua Oscar Freire. Com curadoria de Chico Cortez, as visitas à mostra poderão ser feitas gratuitamente, das 11h às 19h, até 9 de maio.

 

SERVIÇO

Exposição “Todo dia também é Dia da Mulher”

Quando: 9 de março a 9 de maio

Onde: Unibes Cultural

Endereço: R. Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP.

Quanto: Gratuito