Tokaji traz a essência e o apogeu da doçura e concentração vinífera - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Tokaji traz a essência e o apogeu da doçura e concentração vinífera

A Royal Tokaji surpreende os amantes de vinhos mais uma vez com o lançamento de seu Tokaji Essencia. Este vinho extraordinário, conhecido por ser o mais doce do mundo, exige uma abordagem de degustação única devido à sua concentração incomparável. Produzido apenas em anos induzidos, quando as uvas atingem a obediência perfeita, o Tokaji Essencia já é reconhecido como um verdadeiro tesouro. Esta é a oitava colheita lançada pela produtora nos últimos 30 anos, sendo os anos de 1993, 1999, 2000, 2003, 2007, 2008 e 2009 marcados por essa joia líquida.

O que torna o Tokaji Essencia tão especial é a sua concentração sem precedentes. Para preservar a singularidade deste vinho, ele é apresentado em uma caixa de presente acompanhada, acompanhada de uma colher de cristal projetada especialmente para o espectador. Cada colher deste néctar precioso contém uma média impressionante de 746 bagas de uvas, todas colhidas à mão, representando um trabalho meticuloso e uma dedicação à excelência.

A safra mais recente, o Essencia 2016, estará disponível em prateleiras limitadas, com apenas 2.300 garrafas de 375 ml. Embora já esteja pronto para ser apreciado, este vinho oferece uma promessa adicional: a capacidade de envelhecimento por mais de cem anos. Seu potencial de guarda é uma prova da qualidade excepcional e do equilíbrio proporcionado pela equipe por trás da Royal Tokaji.

Enquanto aguardamos a revelação do preço de venda do Essencia 2016, sabemos que a safra 2009 já está disponível no mercado. Com um custo de R$ 13 mil por garrafa de 375 ml e R$ 220 mil pela versão magnum, essa preciosidade está ao alcance dos verdadeiros apreciadores que buscam uma experiência única oferecida pelo vinho mais intensamente doce do mundo.

O Tokaji Essencia apresenta uma concentração de sabor incrível, com mais de 535g/l de açúcar residual. Essa quantidade é equivalente a cerca de cinco vezes o açúcar encontrado em uma lata de refrigerante comum, e quatro vezes o teor de açúcar contido em uma garrafa do renomado Château d’Yquem, famoso vinho doce de Sauternes.

O Tokaji Essencia da Royal Tokaji é uma obra-prima da vinicultura, um vinho tão doce e concentrado que requer a delicadeza de uma colher de cristal para o saborear. Sua raridade, qualidade excepcional e potencial de envelhecimento o tornam uma verdadeira alegria para os apreciadores de vinhos finos, oferecendo uma experiência sensorial única que transcende o tempo e o paladar.