Glen Scotia revela seu Legacy Unleashed, um uísque single malt de 48 anos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Glen Scotia revela seu Legacy Unleashed, um uísque single malt de 48 anos

Delicie-se com a raridade, pois é isso que a Glen Scotia proporciona ao revelar um uísque Single Malt de 48 anos que é uma jornada de luxo e raridade. Esta destilaria situada no coração de Campbeltown, uma das menores regiões de uísque da Escócia, lançou recentemente um uísque single malt destinado a chamar a atenção de colecionadores e conhecedores em todo o mundo. Com um lançamento limitado de apenas 250 garrafas, esta expressão de 48 anos mostra a dedicação da destilaria à excelência e a preservação do estilo de uísque distinto de Campbeltown.

Embora Glen Scotia possa não gozar do mesmo nível de reconhecimento nos Estados Unidos que nomes mais famosos como The Macallan ou Glenfiddich, sua história de quase 200 anos fala por si. Parte do Grupo Loch Lomond, a destilaria produz uísques pelados e não pelados em sua localização em Campbeltown. Apesar de seu perfil relativamente baixo, Glen Scotia vem acumulando prêmios nas competições de destilados nos últimos anos, tornando este novo lançamento ultra-envelhecido uma adição altamente esperada ao seu portfólio.

A jornada de maturação desse líquido excepcional é nada menos que extraordinária. Inicialmente envelhecido por 43 anos em uma combinação de barris de bourbon de refil e primeiro enchimento, o uísque foi então transferido para um barril de xerez Oloroso de primeiro enchimento por mais cinco anos. Posteriormente, passou seis meses em um segundo barril de xerez Pedro Ximénez (PX). Embora esse processo de envelhecimento possa não classificar o uísque como uma “bomba de xerez” completa, a influência dos barris de xerez sem dúvida desempenha um papel significativo na formação de seu perfil de sabor.

Michael Henry, o Master Blender de Glen Scotia, expressou seu orgulho neste lançamento, afirmando: “Esta expressão é um testemunho do compromisso de Glen Scotia com a excelência e a preservação do estilo Campbeltown, transmitido através de gerações de trabalhadores da destilaria local. É a primeira vez que Glen Scotia usa uma combinação de barris de xerez Oloroso e PX em um líquido de idade tão notável, resultando em uma sinfonia espanhola de sabor entrelaçada com as nuances costeiras de Glen Scotia. O resultado é um uísque diferente de tudo o que já tivemos o prazer de criar antes – um verdadeiro exemplo de luxo e raridade para os poucos afortunados, oferecendo um vislumbre genuíno do passado da destilaria.”

As notas de degustação fornecidas pela destilaria revelam uma complexa variedade de sabores. No paladar, pode-se esperar encontrar toques de maçã vermelha, açúcar mascavo, laranja de Sevilha, notas de ervas verdes, noz-moscada e canela. Estes sabores são pontuados pela salinidade marítima distintiva que é característica da região de Campbeltown. O whisky é apresentado em um decantador envolto em uma caixa de carvalho, cujo design é dito ser inspirado em azulejos espanhóis, homenageando a influência dos barris de xerez e os laços comerciais históricos de Campbeltown com produtores de vinho fortificados.

Limitado a apenas 250 garrafas, este lançamento requintado está disponível em mercados selecionados em todo o mundo, incluindo EUA, Reino Unido, Europa, China, Austrália, Japão, Taiwan, Coreia, Singapura e África do Sul. Cada garrafa custa £ 11.000 (aproximadamente R$ 14.000). Para os interessados, a disponibilidade pode ser conferida no site da Glen Scotia, e também pode ser encontrada em vários varejistas, como a Wine.com.

Em um mundo onde whiskies raros e envelhecidos nem sempre são garantidos como excepcionais, o single malt de 48 anos de Glen Scotia é um testemunho da arte do artesanato de uísque e do legado da rica herança de destilação de Campbeltown.