Descubra os segredos do queijo artesanal em São Paulo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra os segredos do queijo artesanal em São Paulo

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo lançou o Guia da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista, destacando 37 queijarias artesanais abertas a visitação em 33 municípios do estado. Os turistas têm a oportunidade de conhecer o processo de produção, desfrutar de piqueniques, degustar cafés coloniais e almoços típicos do interior, além de visitar as lojas locais. O guia também oferece dicas de harmonização de queijos com vinhos e alimentos.

Algumas das queijarias premiadas incluem a Capril do Bosque de Joanópolis, produtora do renomado Dolce Bosco; a Queijaria Belafazenda de Bofete, medalhista de prata no Mondial du Fromage em 2019 e ouro em 2021; e a Fazenda Atalaia em Amparo, famosa pelo Tulha, o primeiro queijo artesanal brasileiro a conquistar uma medalha de ouro internacional no World Cheese Awards.

Esse guia visa valorizar o trabalho das queijarias, contribuindo para o crescimento do turismo gastronômico e rural em São Paulo, impulsionado pela busca por experiências autênticas. De acordo com o Sebrae, a culinária típica do interior tem impulsionado o turismo rural, com um crescimento de quase 30% ao ano desde o início da pandemia. O guia completo pode ser acessado no site da Secretaria de Turismo e Viagens de SP.

Além deste guia, a Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista integra o projeto “Caminho do Queijo Artesanal Paulista”, iniciativa pioneira iniciada em setembro de 2017, que tem desempenhado um papel fundamental na valorização da produção de queijo artesanal em São Paulo. Com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado e a expertise da agência Coentro Comunica, o projeto reúne agora 17 renomadas queijarias artesanais do estado.

Distingue-se de outros estados pela sua abordagem inovadora, enfocando o desenvolvimento de novas receitas, resultando em uma oferta diversificada com mais de cem tipos de queijos de diversas origens, texturas e sabores. Além disso, o projeto busca promover o turismo rural ao disponibilizar um mapa identificando as queijarias, suas atrações e princípios, visando atrair visitantes para vivenciar a experiência das pequenas propriedades produtoras.

O Caminho do Queijo Artesanal Paulista representa não apenas uma aposta na qualidade e autenticidade, mas também uma forma de estreitar os laços entre consumidores e produtores, buscando apoio governamental para o setor e abrindo espaço para a expansão da iniciativa. Ela contempla ainda roteiros especiais entre as quais se destacam:

Roteiro de Final de Semana – Lano-Alto que é um roteiro para conhecer a Lano-Alto e região em um final de semana.

Roteiro de Final de Semana – Leiteria Santa Paula e Laticínio Montezuma, que é um roteiro para conhecer o Laticínio Montezuma e a Leiteria Santa Paula em um final de semana.

Roteiro de final de semana – Fazenda atalaia e Capril do Bosque, que é um roteiro para conhecer a Fazenda Atalaia e o Capril do Bosque em um final de semana.