Festival reúne alguns dos melhores para mostrar a Itália pelos sabores - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Festival reúne alguns dos melhores para mostrar a Itália pelos sabores

São Paulo se prepara para receber a 12ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, um evento anual que celebra a riqueza da culinária italiana e suas diversas regiões. Entre os dias 23 e 29 de outubro, a cidade será invadida por 20 chefs italianos renomados, cada um representando uma região diferente da Itália.

Casa Santo Antônio: massa fresca recheada de carne de coelho (Mario Rodrigues/Divulgação)

Durante essa semana especial, 20 restaurantes italianos cuidadosamente selecionados servirão menus especiais que proporcionarão uma verdadeira experiência gastronômica italiana, composta por quatro etapas: antipasto, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Os menus oferecerão oito opções de pratos, com duas escolhas para cada etapa, permitindo aos clientes explorar as delícias da cozinha italiana.

Restaurante Casa Santo Antônio: carpaccio de camarão-rosa, laranja, azeite extravirgem e amêndoas (Mario Rodrigues/Divulgação)

 

A diversidade regional da Itália será destacada, revelando a ampla variedade de ingredientes de alta qualidade e técnicas de produção tradicionais. O evento é promovido pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, em parceria com a Accademia Italiana della Cucina, e visa proporcionar uma experiência autêntica de “mangiare all’italiana” (comer à italiana), permitindo aos participantes viajar virtualmente pelas diversas regiões da Itália.

Temperani Cucina: bacalhau e creme de batata com molho de tomate e orégano (Mario Rodrigues/Divulgação)

Além dos menus especiais, a 12ª Settimana della Cucina Regionale Italiana também incluirá atividades culturais abertas ao público, aulas práticas de culinária e degustações de queijos italianos, oferecendo uma imersão completa na cultura e na gastronomia italiana. O evento se encerrará de maneira especial, com a preparação de uma refeição italiana no Museu da Imigração, destinada a pessoas em situação de vulnerabilidade social, como parte dos esforços de assistência social.

Ristorantino: orecchiette com tomates ao forno e cacioricotta (Mario Rodrigues/Divulgação)

A Settimana della Cucina Regionale Italiana é uma oportunidade única para apreciar a autenticidade da culinária italiana e explorar as diversas influências regionais que a tornam tão especial.