Descubra o charme da Estrada Real, uma jornada histórica e monumental - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra o charme da Estrada Real, uma jornada histórica e monumental

O Caminho da Estrada Real, uma icônica rota turística que se estende por 1.630 quilômetros, abrangendo antigas trilhas utilizadas no escoamento de ouro durante o período Imperial, agora ostenta o título de Monumento Nacional. Essa distinção foi concedida através de uma lei publicada em 20 de outubro, incluindo 183 localidades, entre municípios e distritos, que faziam parte da histórica Estrada Real, originalmente aberta pela coroa portuguesa no século 17 para conectar o litoral do Rio de Janeiro às áreas de mineração em Minas Gerais.

Hoje, a Estrada Real é um fascinante atrativo turístico que nos conduz a uma jornada pela história da exploração de ouro e pedras preciosas nas terras mineiras. O status de Monumento Nacional não só reforça a importância histórica e cultural desse patrimônio, mas também promete impulsionar o desenvolvimento econômico e a geração de renda ao longo da rota.

Com 1.630 km de extensão, a Estrada Real serpenteia a Mata Atlântica, atravessando a imponente Serra da Mantiqueira e a majestosa Serra do Mar, enquanto resgata tradições centenárias em seu percurso. O Instituto Estrada Real, que tem promovido e administrado esse atrativo desde 1999, celebrou o reconhecimento, afirmando que o título “reconhece a grandeza e dá mais visibilidade à maior rota turística do Brasil.”

A Estrada Real se divide em quatro caminhos distintos:

– Caminho Velho (ou Caminho do Ouro): Este foi o primeiro trajeto oficialmente aberto pela Coroa Portuguesa, conectando Ouro Preto a Paraty, ao longo de 710 km de extensão.

– Caminho Novo: Criado como uma alternativa mais rápida e acessível ao Caminho Velho, liga Ouro Preto ao Rio de Janeiro, cobrindo 515 km de distância.

– Caminho dos Diamantes: Conecta Ouro Preto a Diamantina, uma cidade que ganhou notoriedade a partir de 1729 devido à descoberta de diamantes e pedras preciosas. Este caminho se estende por 395 km.

– Caminho Sabarabuçu: Liga Ouro Preto às imediações da Serra do Sabarabuçu (atualmente conhecida como Serra da Piedade), uma área repleta de montanhas e lendas sobre avistamentos de ouro e pedras preciosas, cobrindo 160 km de extensão.

A Estrada Real abrange uma série de localidades históricas, como Ouro Preto, que já é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO, além de Tiradentes, São João del Rei, Congonhas e Diamantina, todas compartilhando um passado fundamental na história do Brasil.

No estado do Rio de Janeiro, a rota nos leva à encantadora Paraty, na Costa Verde, com suas ruas de pedra preservadas desde a época do Brasil colônia e águas cristalinas em ilhas intocadas. Além disso, não podemos esquecer de Petrópolis, a Cidade Imperial, que oferece gastronomia requintada e acomodações charmosas na região serrana do estado. Em São Paulo, a cidade de Cunha ganha destaque não apenas por suas paisagens deslumbrantes, mas também pela produção de lavanda em meio a uma paisagem conhecida como o “Mar de Morros.”

Com a concessão do título de Monumento Nacional, a Estrada Real ganha um novo status, atraindo não apenas turistas em busca de experiências históricas únicas, mas também investimentos que podem impulsionar o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões. A Estrada Real representa não apenas um caminho físico, mas uma jornada através do tempo, conectando o Brasil moderno ao seu rico passado imperial.