La Liste 2025 divulga a lista dos mil melhores restaurantes do mundo com a presença de 14 empreendimentos brasileiros
De acordo com uma extensa base de dados, pautadas por guias, publicações e avaliações de clientes de 200 países, o La Liste 2025 apresentou sua seleção dos mil melhores restaurantes do mundo, onde, no total, 14 empreendimentos brasileiros marcam presença.
Foto: @manimanioca
O La Liste é baseado na compilação de mais de mil guias e publicações, assim como leva em consideração milhões de avaliações online. Tudo é reunido em um banco de dados e as pontuações de análise são convertidas em uma nota padrão, variando de 0 a 100. Segundo a premiação, milhares de chefs são convidados a dar opiniões sobre a confiabilidade de um guia local. Para cada restaurante listado, é calculada a média de todas as pontuações de análises padronizadas, ponderadas pelo índice de confiabilidade de cada fonte. Ao fim do processo, as avaliações de clientes online têm um peso de 10% na pontuação final.
Foto: @evvai_sp
O restaurante brasileiro mais bem colocado no La Liste 2025 é o A Casa do Porco, localizado no centro de São Paulo, com 97 pontos, liderado pelo chef Jefferson Rueda. É seguido por outros dois endereços paulistanos: o Maní, liderado pela chef Helena Rizzo com 95,50 pontos, e o Evvai, liderado pelo chef Luiz Filipe Souza, com 94,50 pontos.
Foto: @d.o.m.restaurante
A lista segue com o D.O.M, localizado em São Paulo e liderado pelo chef Alex Atala, com 93 pontos, e o Oteque, localizado no Rio de Janeiro e liderado pelo chef Alberto Landgraf, com 92 pontos. O Fasano, localizado em São Paulo, conquistou 91,50 pontos. Na Cidade Maravilhosa, o Oro, liderado pelo chef Felipe Bronze, conquistou 88,50 pontos, junto ao Lasai, liderado pelo chef Rafa Costa e Silva, que conquistou 83,50 pontos.
Foto: @thebestchefawards/@oteque_rj
De volta a São Paulo, o Sushiguen, liderado pelo chef Takeshi, garantiu 78,50 pontos. Todos os outros cinco restaurantes que aparecem na lista são da capital paulista: o Carlota, liderado pela chef Carla Pernambuco, com 78 pontos; o Jun Sakamoto, liderado pelo chef Jun Sakamoto com 77,50; o Shin-Zushi, liderado pelo chef Ken Mizumoto, com 77 pontos; o Les Présidents, liderado por Érick Jacquin, com 76 pontos; e o Tuju, liderado pelo chef Ivan Ralston, conquistando 76 pontos.
*Créditos Foto de Destaque: @acasadoporcobar